Lacen alerta servidores sobre prevenção de acidentes do trabalho

Assunto será debatido de quarta a sexta-feira, no Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, em alusão ao Movimento Abril Verde

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) realiza nos dias 24, 25 e 26 de abril palestras relacionadas ao Movimento Abril Verde, que chama a atenção para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Os encontros temáticos serão realizados nos períodos matutino e vespertino, para cerca de 150 servidores, no auditório do Lacen.

“Esse momento é importante para alertar sobre atitudes que o servidor deve ter para prevenir os acidentes de trabalho”, explica a responsável pela gestão de pessoas do laboratório, Ivaneide Caetano dos Santos.

Nesta quarta-feira, 24, será realizada a palestra “Biossegurança, prevenção de acidente e uso de equipamento de proteção individual (EPI)”, pela técnica de segurança de trabalho do Lacen, Suzana Gomes. Na quinta-feira, a enfermeira Larissa Bandeira apresentará o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. O evento será encerrado, na sexta-feira, com a palestra “Cuidados com eletricidade”, do engenheiro elétrico Roberto José.

Na segunda-feira, 22, a técnica de segurança do trabalho Leidyane Marques ministrou a palestra “Manuseio e transporte seguro de resíduos”, voltada para os funcionários terceirizados do laboratório.

Explosão em Farmington

A escolha do mês de abril para esse movimento de iniciativa popular ocorreu porque no dia 28 é realizado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão em Farmington, no Estado da Virgínia (EUA), matando 78 trabalhadores.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu a data como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida, por estar associada aos cursos relacionados à saúde – o símbolo é o laço verde. No Brasil, a Lei 11.121, de 25 de maio de 2005, institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Patrícia Almeida, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo