LACEN-GO – Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros

[card_default title_card=”Diretoria” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Diretor Geral: Vinicius Lemes da Silva” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”vinicius.silva@saude.go.gov.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora Técnica: Carmen Helena Ramos” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”carmen.ramos@saude.go.gov.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Administrativo: Rafael Souza Guedes” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”rafael.guedes@saude.go.gov.br”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Av. Contorno, 3556 – Jardim Bela Vista, Goiânia – GO[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoo.gl%2FpqUGwf|title:Localiza%C3%A7%C3%A3o%20LACEN|target:%20_blank|”][/card_default]

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO) tem a função de contribuir com a prevenção, controle e monitoramento das doenças e agravos, em atenção às ações de vigilância epidemiológica e da assistência médica. Além de complementar as ações de vigilância sanitária relacionadas aos produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização, bem como as ações inerentes à vigilância ambiental.

Criado em 1947, o LACEN-GO é parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), do Ministério da Saúde. Os laboratórios estaduais são os laboratórios de referência, responsáveis por coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; encaminhar amostras ao laboratório de referência regional e/ou nacional; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; habilitar laboratórios para integrar a rede estadual de laboratórios; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais.

[acordiao title_acordeao=”Estrutura”][acordiao_item title_section_acordiao=”Apresentação”]O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO é uma Unidade de Referência Estadual juridicamente ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial e parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB. Como Laboratório de Referência Estadual coordena a Rede Estadual de Laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde. Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.

COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA MÉDICA

Responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais de doenças e/ou agravos de notificação compulsória, considerados estratégicos para Vigilância em Saúde, tais como: Coqueluche; Cólera e outras enterobactérias; Dengue; Zika; Chikungunya; Febre Amarela; Mayaro; Difteria; Doença de Chagas; Doenças exantemáticas; DST/AIDS; Esquistossomose; Febre tifoide; Hanseníase; Hantaviros; Hepatites virais; Influenza; Leishmaniose; Leptospirose; Malária; Meningites; Tuberculose; Vigilância sindrômica (doenças íctero-febril e hemorrágicas); Vírus respiratórios; dentre outros. Executa, também, procedimentos laboratoriais de maior complexidade por meio da técnica de Biologia Molecular para diagnósticos e monitoramento das DST/AIDS, hepatites virais, arbovírus e influenza. Pela técnica de marcadores monoclonais por meio de citometria de fluxo, realiza a contagem de células TCD4 CD8 CD45 que é utilizada para monitoramento e evolução do tratamento da infecção pelo HIV.

A Coordenação de Biologia Médica atua em parceria com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde e com os Núcleos de Vigilâncias Hospitalares das unidades de saúde de todo o Estado e é composta pelas Seções de: Gerenciamento de Amostras Biológicas, Bacteriologia, Biologia Molecular, Entomologia, Imunoparasitologia, Micobactérias, Micologia, Virologia e LaGene (Laboratório de Citogenética Humana e Genética Molecular).

No rol de atividades que executa estão os ensaios/exames de interesse em saúde pública, como as doenças oportunistas causadas por vírus ou fungos; o monitoramento de bactérias multirresistente; dosagem de colinesterases para a vigilância da saúde do trabalhador; controle de qualidade dos diagnósticos descentralizados e capacitação de recursos humanos para as ações laboratoriais; fornecimento de dados às vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental para predição de riscos e prevenção da ocorrência de doenças transmitidas por vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos -participando da definição das estratégias de controle, monitoramento e avaliação dessas medidas –  e a realização de exames de vínculo genético, cariótipo de sangue periférico e de medula óssea e aconselhamento genético.

COORDENAÇÃO DE PRODUTOS E AMBIENTE

A Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO conta com serviços especializados e diferenciados no monitoramento da qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário e ambiental. O monitoramento apresenta-se como um instrumento valioso nas ações de vigilância sanitária para identificar risco iminente de agravos e para garantia da qualidade de produtos que devem ser objeto de verificações periódicas das características originais averbadas no registro. Por meio de análises laboratoriais, a Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO monitora a qualidade de alimentos, águas, medicamentos, cosméticos, saneantes eoutros produtos sujeitos à vigilância sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador.

Os ensaios de monitoramento da qualidade realizados na Coordenação de Produtos e Ambiente têm por objetivo avaliar as características físico-químicas, toxicológicas, microscópicas e microbiológicas de produtos acabados. A verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto. Em razão de suas características, da sua inserção em campo de conflito e muito além de uma exigência regulatória, o monitoramento da qualidade dos produtos sujeitos ao controle sanitário reflete o poder do sistema de vigilância sanitária de promover a proteção e melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

A Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO conta com as Seções de Microbiologia de Alimentos; Microscopia de Alimentos e Rotulagem; Físico-Química de Alimentos; Toxicologia e Seção de Medicamentos, Cosméticos, Saneantes e Produtos para Saúde.

A demanda da Coordenação de Produtos e Ambiente está vinculada essencialmente aos programas pactuados com o Ministério da Saúde, à ANVISA, às Vigilâncias Sanitárias do Estado e Municípios, denúncias de consumidor e a demanda analítica do Ministério Público, Polícia Civil e PROCON.

Atender com credibilidade as demandas e necessidades da saúde pública na sua ação laboratorial em produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária com o reconhecimento formal da competência técnica é o desafio particular dos laboratórios da Coordenação de Produtos e Ambiente[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Equipe Gestora”]Secretário de Estado da Saúde

Leonardo Moura Vilela 

Superintendente de Vigilância em Saúde

Maria Cecília Martins Brito

Vinícius Lemes da Silva – Diretor Geral

E-mail:  vinícius.silva@saude.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3888

Carmen Helena Ramos – Diretora Técnica

E-mail: carmen.ramos@saude.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3888

Rafael Souza Guedes – Diretor Administrativo

E-mail:  rafael.guedes@saude.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3888[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Princípios Norteadores”]MISSÃO:

Participar das ações de vigilância em saúde, realizando análises laboratoriais com qualidade, coordenando a rede estadual de laboratórios e gerando informações para a melhoria da saúde pública.

VISÃO:

Excelência da qualidade na descoberta e controle dos agravos em saúde pública, visando a satisfação da comunidade.

VALORES:

Compromisso com o trabalho seguro: Trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;

Satisfação dos clientes: Buscar atender as expectativas dos clientes internos e externos;

Aprimoramento contínuo: Colaboradores e Unidade buscando a excelência profissional;

Compromisso com o SUS: Respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do Sistema, considerando seus princípios: universalidade, integridade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação popular;

Responsabilidade social: Cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral;

Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida profissional e a do cidadão.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Informações”][acordiao_item title_section_acordiao=”Arboviroses”]

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Qualidade”]O Sistema de Gestão da Qualidade do Lacen busca a melhoria da prestação de serviços e eficiência no desempenho das ações relativas à vigilância em saúde por meio da investigação laboratorial em saúde pública e das Boas Práticas Laboratoriais.

Busca a melhoria contínua dos métodos e processos no atendimento à Saúde Pública, em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17.025. Para isto, define como objetivos:

  • Garantir a rastreabilidade dos processos;
  • Ser pró-ativo no registro das reclamações dos clientes;
  • Manter forte controle sobre o produto não – conforme;
  • Investir na capacitação e atualização de seus colaboradores;
  • Manter relacionamento harmônico com os parceiros;
  • Manter o sigilo de todas as informações;
  • Adquirir os suprimentos e serviços adequados ao uso pretendido para preservar a qualidade dos ensaios.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Divisões e Análises “]

Divisão de Biologia Médica

 

PRODUÇÃO ANALÍTICA DA DIVISÃO DE BIOLOGIA MÉDICA

2015

2016

2017

149.506

134.037

130.142

 

Divisão de Produtos

 

PRODUÇÃO ANALÍTICA DA COORDENAÇÃO DE PRODUTOS

2015

2016

2017

234.454

128.946

79.912

*Fonte: Qualidade Lacen-Elder[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Biossegurança”]

Biossegurança é um conjunto de ações que tem como objetivo prevenir, diminuir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores e proteger os ambientes por meio de programas de garantia da qualidade, prevenção de acidentes, treinamento individual e coletivo.

É um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde por ter um papel na promoção da consciência sanitária, na preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e na redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. A biossegurança é um processo progressivo que deve ser sempre atualizado e supervisionado.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Documentação Institucional”]

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Parcerias”][acordiao_item title_section_acordiao=”Capacitação”]O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – Lacen-GO, é o Laboratório de Referência Estadual para a realização de análises de média e alta complexidade, de amostras provenientes dos serviços de vigilância em saúde do estado de Goiás.

Este laboratório é ainda responsável pela coordenação da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do estado (Redelab), e cumpre dentre outras funções, o papel de capacitar os profissionais dos laboratórios municipais e ainda aqueles profissionais que enviam amostras a serem analisadas no Lacen-GO, provenientes dos serviços municipais de vigilância em saúde de Goiás.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ensino “]A unidade contribui com o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Clínica Especializada da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio do qual recebe quatro residentes por ano das áreas de biomedicina e farmácia.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Pesquisa”]O Lacen-GO colabora com pesquisadores das academias locais, institutos e centros de pesquisa nacionais e internacionais, autorizando a execução de procedimentos técnicos, que fazem parte do rol de ensaios que realiza. Incentiva a produção local de pesquisa contribuindo com o desenvolvimento científico no Estado.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Manuais Técnicos”][acordiao_item title_section_acordiao=”Manual de procedimentos coleta, acondicionamento, transporte e rejeição de amostras biológicas”]MÓDULO I – Introdução

MÓDULO II – Bacteriologia

MÓDULO III – Biologia Molecular

MÓDULO IV – Entomologia

MÓDULO V – Imunoparasitologia

MÓDULO VI – Lagene

MÓDULO VII – Micobactérias

MÓDULO VIII – Micologia

MÓDULO IX – Virologia

Orientação para coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas de Primatas Não Humanos (PNH)

Instruções para coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas pelo SVO[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Formulários, fichas e outros”][acordiao_item title_section_acordiao=”Fichas epidemiológicas / Formulários”]Aids Adulto

Aids Criança

Animais Peçonhentos

Anti Rábico

Botulismo

Chagas Crônica

Chagas

Cólera

Coqueluche

Difteria

DRT Acidente Trabalho Biológico

EPIZOO NET

Esquistossomose

Exantemática

Febre Amarela

Febre Maculosa

Febre Tifoide

Ficha Conclusão

Ficha de encaminhamento para realização de exame confirmatório

Ficha Dengchik

Ficha Filariose

Ficha Histopatopatológico

Ficha Identificação Canina

Form envio de controle Malária 2013

Form. Envio de Controle Leishmaniose

Gestante HIV

Gestante Sífilis

Hanseníase

Hantavirose

Hepatite

Influenza

Intoxicação Exógena

Investigação Surto

Leptospirose

LTA

LV

Malária

Meningite

Nilo Net

Notificação Individual

Peste

Questionário Epidemiológico Lyme – Dez 2014

Raiva

Referência Nacional Micoses Fiocruz

Rotavirus

Sífilis Congênita

SRC

Surto DTA

Tétano Acidental

Tétano NeoNatal

Tuberculose[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ficha de Requisição de Exames”]As Fichas de Requisição de Exames do GAL substituíram os pedidos médicos enviados ao LACEN. Os outros documentos devem ser enviados normalmente.

O verso da ficha é opcional. Pode ser impresso somente a frente.

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Sistemas de Informação”][acordiao_item title_section_acordiao=”Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)”]O sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), desenvolvido pela parceria entre as instituições Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), na Coordenação de Atenção Básica (COSAB) e pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) .

Módulos do Sistema: Biologia Médica Humana, Animal e Ambiental. Acesso ao Sistema: https://gal.https://goias.gov.br/saude/gal[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos (SISCEL)”]O Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV usado para o controle dos processos de cadastramento, armazenamento e liberação dos resultados contendo o histórico dos exames realizados pelos pacientes.  Para mais  informações acesse: https://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/manual-de-utilizacao-siscel[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Termos, Vídeo Aulas e Manuais”]

Vídeo Aulas

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Helpdesk online”]Acesse neste link formulário para Abertura de Chamados do GAL – Helpdesk Online[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Gestão de Qualidade”][acordiao_item title_section_acordiao=”Gestão da Qualidade”]Sistema de Gestão da Qualidade do LACEN-GO visa o controle e a padronização dos processos a fim de obter melhoria continua na prestação de serviços e eficiência no desempenho das ações relativas à vigilância em saúde por meio da investigação laboratorial em saúde pública e das Boas Práticas Laboratoriais. Conduz as atividades de acordo com princípios éticos, resoluções e normas, garantindo a confiabilidade, rastreabilidade e qualidade nos resultados. Tem como base a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração e de forma complementar a Boas Praticas para Laboratórios Nacionais de Controle Farmacêutico – relatório 44 Anexo1 /OPAS e outras legislações vigentes aplicáveis às suas atividades. O sistema de Gestão da Qualidade tem como meta obter a Acreditação, que é o reconhecimento formal externo e a satisfação dos clientes e parceiros.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Pesquisas Científicas”][acordiao_item title_section_acordiao=”Resumos dos resultados de pesquisa científica realizadas no Lacen”]

[/acordiao_item][/acordiao]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo