Laboratório de Análises Clínicas do HCN atinge a marca de mil exames por dia

Altamente tecnológica, unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu também recebe certificação nacional de Conformidade em Controle de Qualidade

Profissional atua no laboratório do HCN, que receberá mais dois novos equipamentos

Mais um marco consolida o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, como referência para a população dos 60 municípios que integram a Macrorregião do Centro-Norte do Estado: a marca de 1.000 exames realizados por dia.

Altamente tecnológico, o laboratório de análises clínicas do HCN dispõe de equipamentos modernos e automatizados que são capazes de fornecer resultados precisos, aliados ao rigoroso controle de qualidade interno avaliado também por automação 24 horas por dia, o que favorece a tomada correta de condutas clínicas no menor tempo possível. A taxa de atendimento ao tempo de liberação é acima de 97%.

Com a demanda sempre em crescimento, o setor ainda receberá mais dois novos equipamentos para processamento de exames bioquímicos, o que possibilitará ainda mais agilidade nas liberações dos exames. Espera-se que, com a chegada dos novos equipamentos, vindos do exterior, o desempenho do laboratório cresça ainda mais, alcançando a realização de 300 testes/hora por equipamento.

De acordo com o diretor assistencial da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), João Batista da Cunha, a agilidade e a eficácia na realização de exames são fatores importantes para que o hospital continue sendo referência no Estado. “Para um hospital de grande porte, como o HCN, é fundamental investirmos em equipamentos que permitam agilizar os processos, aprimorar a qualidade dos exames e, consequentemente, garantir a segurança nos diagnósticos, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população goiana”, ressalta o diretor.

Reconhecimento nacional
O laboratório também recebeu, recentemente, a Certificação de Conformidade em Controle de Qualidade. O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para a avaliação do desempenho do laboratório e um requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores.

Essa certificação é concedida nacionalmente para os laboratórios que cumprem com os requisitos mensais de resultados, com avaliação acima de 90% de assertividade, e registram assiduidade em todos os módulos avaliados. Para obtenção dessa certificação, o laboratório do HCN foi avaliado durante 12 meses, recebendo amostras para análises, devolvendo os resultados para mensuração de erros e acertos e, consequentemente, receber a nota de avaliação anual que gerou o certificado para os mais de 38 módulos avaliados em 2023.

“O investimento no setor técnico tende a melhorar ainda mais o nível de satisfação, tanto do usuário quanto da equipe multidisciplinar do hospital, pois garante que todo atendimento que dependa de exames laboratoriais seja rápido e assertivo, trazendo melhoria na qualidade dos tratamentos dos pacientes”, afirma Jeovino Dourado, coordenador do laboratório de análises clínicas do HCN.

O laboratório também dispõe de médico patologista na unidade, que realiza, mensalmente, biópsias por congelação, procedimento extremamente importante feito durante a cirurgia de retirada de amostra de tecido ou órgão lesado, fornecendo informações em tempo real à equipe em casos de suspeitas ou certeza de um câncer.

A estrutura do HCN, que já era de padrão elevado, também teve um grande impulso no início do ano passado, com a inauguração do novo espaço do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do país e do Sistema Único de Saúde (SUS) a contar com sala de ressonância magnética com projeção imersiva, a fim de melhorar ainda mais a experiência do paciente.

Além disso, todo a estrutura dispõe de salas com ambientação e espaços humanizados, a fim de oferecer o melhor atendimento possível à população, integrando a ampla estrutura física do hospital com equipamentos modernos. O acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporciona um diagnóstico mais assertivo e possibilita maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes.

Victor Weber (texto) e Cristiano Martins (foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo