Julho Amarelo orienta sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais
Mês de conscientização reforça a importância da vacinação, da testagem e do diagnóstico precoce das hepatites virais

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre as hepatites virais por meio da campanha Julho Amarelo. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessas infecções, além de incentivar a vacinação e a realização de testes rápidos disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As hepatites virais são doenças que atingem o fígado e podem permanecer sem sintomas por longos períodos. Em muitos casos, o diagnóstico ocorre apenas quando já existem complicações relacionadas à doença. Por isso, a testagem é uma das principais estratégias para identificar precocemente a infecção e iniciar o tratamento quando necessário.
Existem cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. Cada uma possui formas distintas de transmissão. As hepatites B e C estão entre as que apresentam maior número de casos crônicos no Brasil. A vacina contra a hepatite B está disponível gratuitamente pelo SUS, enquanto a hepatite C conta com tratamento oferecido na rede pública de saúde.
Em Goiás, os testes rápidos para hepatites B e C são disponibilizados gratuitamente na Atenção Primária à Saúde, em serviços especializados e em unidades de urgência. O uso de preservativos, a vacinação, a não utilização compartilhada de objetos perfurocortantes e a realização da testagem são medidas que contribuem para a prevenção e o controle da doença.
Ações em Goiás
10/07 – Seminário Estadual de Eliminação das Hepatites Virais, no Auditório da Escola de Saúde Pública.
11/07 – Orientações à população e distribuição de insumos de prevenção na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia.
14/07 – Testes rápidos, orientações e distribuição de insumos de prevenção no Araguaia Shopping, em Goiânia.
17/07 – Testes rápidos, orientações e distribuição de insumos de prevenção na Avenida Goiás com a Avenida Brasil, em frente à Prefeitura de Anápolis.
28/07 – Testes rápidos, orientações e distribuição de insumos de prevenção no CAPS AD, em Aparecida de Goiânia.
29/07 – Testes rápidos, orientações e distribuição de insumos de prevenção no Centro POP, em Aparecida de Goiânia.
Foto: SES
Comunicação Setorial SES-GO

