Hutrin implanta ferramenta para melhorar a assistência ao paciente

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) implantou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (Sae) nas Enfermarias de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. A Sae consiste em uma ferramenta que organiza a atuação do enfermeiro dentro da unidade conforme às exigências Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e necessária para o processo de Acreditação – ONA 2017. A implantação foi feita por meio da coordenação de Enfermagem.

Mariana Queiroz, coordenadora de Enfermagem do Hutrin, explica que a Sae é composta por cinco etapas na assistência ao paciente: o histórico; o diagnóstico; o planejamento; a prescrição e implementação; e a evolução da Assistência de Enfermagem. A Sae, conforme a coordenadora, beneficia tanto o paciente quanto a instituição, com a padronização do serviço e redução custos, e no caso do paciente, possibilita uma recuperação rápida, eficiente e eficaz. “Traz também uma série de vantagens para os profissionais, com mais autonomia na prática e condução da rotina de trabalho”, reforça.

Para Mariana, o Hutrin foi além das exigências do Cofen, com a implantação da coleta de sinais vitais do paciente por meio da escala de Mews, o uso da escala de Braden para prevenção de lesão por pressão, e a escala de Morse, de prevenção do risco de queda, seguindo também a orientação do Ministério da Saúde.

Fonte: Hutrin

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo