Hugol retoma visitas à enfermaria, suspensas desde a pandemia
Essa área de internação da unidade do Governo de Goiás estava fechada a visitantes desde 2020, em virtude dos casos de Covid-19, e retomada, neste fim de ano, ocorre sob todos os os protocolos de segurança
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) retomou as visitas aos leitos de enfermaria nesta segunda-feira (18/12). As visitas estavam suspensas desde 2020, por causa da pandemia da Covid-19, e retornam neste final de ano, seguindo todos os protocolos de segurança.
As visitas vão ocorrer todos os dias, com início às 13h e duração de 30 minutos, conforme cronograma (clique aqui). É obrigatório que o visitante se identifique na Recepção de Visitas, apresentando documento oficial com foto. Para garantir a segurança de todos, deverá usar máscara de proteção, higienizar as mãos, conforme orientação da equipe técnica.
Segundo Luiz Carlos de Freitas, Coordenador de Acolhimento do Hugol, a volta das visitas era muito esperada por todos, já que é de extrema importância para o paciente contar com a presença de seus entes queridos durante o período de internação.
“Para os familiares, a visita não apenas proporciona um sentimento de segurança, mas também oferece a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com a equipe de cuidados, tornando todo o processo mais próximo e humanizado”, explicou.
Para o paciente Jefferson Luiz, de 29 anos, que está internado na Clínica de Queimaduras, receber a visita do pai foi um momento muito especial. “As visitas são muito importantes para nós, pacientes. Nos anima a continuar o tratamento. Eu estava com muita saudade da minha família, me senti muito querido ao ver meu pai chegando aqui”, contou.
Normas internas
Outras regras devem ser seguidas pelos visitantes, como: não utilizar adornos (brincos, pulseiras, relógios, colares etc.), não entrar com alimentos, não conversar em voz alta e não trajar roupas inapropriadas ao ambiente hospitalar. Essas e outras informações estão disponíveis no site da Agir e nas recepções da unidade do Governo de Goiás.
Vale salientar que o visitante deve ser, preferencialmente, alguém que tenha vínculo afetivo com o paciente, que tenha carinho e paciência, além de condições emocionais para a resolução de questões práticas e burocráticas. “Acreditamos que a conexão entre pacientes e seus familiares desempenha um papel crucial no bem-estar e na recuperação, promovendo um ambiente mais acolhedor e solidário”, explicou Luiz Carlos.
Durante as visitas, um enfermeiro e/ou médico vai estar disponíve1 para prestar informações quanto ao estado de clínico do paciente. O Hugol lembra ainda que o Boletim Informativo sobre o estado clínico do paciente da UTI é repassado todos os dias, com atualizações às 8h e às 20h, pelo telefone (62) 3270-6300, opção 1.
Juliana França (texto) e Thauann Sales (foto)/Comunicação Agir