Hugol promove “Show das Metas” sobre segurança do paciente

Ação envolveu equipes assistenciais e administrativas do hospital, proporcionando um momento de entretenimento informativo

No estilo do programa televisivo “Show do Milhão”, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu nesta semana a atividade lúdica “Show das Metas”, com foco na sensibilização dos colaboradores da unidade sobre as metas para segurança do paciente.

As metas promulgadas pelo Ministério da Saúde versam sobre a identificação correta do paciente, comunicação efetiva, segurança na medicação, segurança cirúrgica, higienização das mãos e prevenção de queda e lesão por pressão. Esses tópicos foram trabalhados durante o “programa de auditório” realizado com as equipes assistenciais e administrativas do hospital, proporcionando um momento de entretenimento informativo.

“Projetamos a ação inspirados no ‘Show das Mãos’, uma atividade empreendida pelo hospital nos mesmos moldes, só que focada na Higienização das Mãos em 2018. Desta vez focamos em todas as metas da segurança do paciente. O apresentador, representando o Sílvio Santos, realizou perguntas que foram respondidas por um dos dois times divididos no auditório, que poderiam ter auxílio dos ‘universitários’, que eram colaboradores que se voluntariaram a contribuir com o acerto dos colegas”, explicou Lélia Sena, gerente de Enfermagem do Hugol.

Segundo a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, Ariana Malaquias, o processo educativo para a segurança do paciente exige dos profissionais condutores  uma atuação com metodologias ativas e que envolvam os participantes, garantindo que os temas trabalhados tenham maior retenção e aplicação no dia a dia de suas rotinas. “Priorizamos, sempre que possível, nas atividades focadas na cultura da segurança por utilizar métodos que engajam as pessoas, e isso tem apresentado resultados extraordinários”, destaca Ariana.

José Antônio Cirino (texto) e José Ferreira Neto (fotos), da Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo