Hugol nas Escolas reforça cuidados com queimadura entre estudantes da Região Noroeste de Goiânia

Projeto realizado pelo Hugol, em parceria com a Seduc, tem como objetivo instruir as crianças em fase escolar sobre cuidados em saúde e técnicas de primeiros socorros

Durante a ação, os residentes de enfermagem da unidade explicaram sobre os cuidados que se deve ter em casos de queimaduras

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, realizou mais uma edição do Projeto “Hugol nas Escolas”, na manhã desta sexta-feira (30/08). A iniciativa é realizada mensalmente em escolas da Região Noroeste da capital e tem como objetivo instruir as crianças em fase escolar sobre cuidados em saúde e técnicas de primeiros socorros em caso de emergência.

Dessa vez, a equipe do hospital foi até o Centro de Ensino em Período Integral Severiano de Araújo, na Vila Mutirão II, onde ministraram aula para 370 alunos, do 6º ao 9º ano. Durante a ação, os residentes de enfermagem da unidade explicaram às crianças sobre os principais cuidados que se deve ter em casos de queimaduras, bem como o que fazer e o que não fazer caso ocorra um acidente em casa ou na escola.

Curiosos, os alunos tiraram dúvidas sobre o assunto e aprenderam, na prática, sobre procedimentos básicos de salvamento. “Os primeiros socorros são de fundamental importância, uma vez que eles estarão minimamente preparados para uma emergência, seja em um engasgamento, parada cardiorrespiratória, convulsão, ou simplesmente saber os números do SAMU, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar. Uma ação imediata pode salvar vidas”, explicou a residente de enfermagem do Hugol, Isabella Geovana Oliveira.

O projeto é uma inciativa do Hugol, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, desde 2016, já orientou mais de 8 mil alunos de escolas localizadas na Região Noroeste de Goiânia. Aproximar a comunidade do hospital também é vantajoso para o Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê em sua definição a garantia de acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Foto: Divulgação/Hugol
Texto: Juliana França

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo