Hugol nas Escolas orienta alunos sobre primeiros socorros

Em sua 24ª edição, atividades fazem parte dos programas de conscientização e ensino voltados aos moradores da Região Noroeste de Goiânia

Nessa sexta-feira, 26, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou mais uma aula do Hugol nas Escolas, ação que faz parte dos programas de conscientização e ensino voltados para os moradores da região Noroeste de Goiânia e que já orientaram 4.565 alunos em 24 edições, desde setembro de 2016.

A aula, realizada no Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, teve como tema primeiros socorros e foi ministrada para alunos do ensino médio, com faixa etária entre 14 e 17 anos, pelos residentes da unidade Pedro Henrique Fialho, enfermeiro, e Nayara Núbia de Sousa, fisioterapeuta. Nela, os estudantes aprenderam a se comportarem em situações emergenciais do cotidiano, como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras e engasgamentos.

“A palestra foi muito interessante, pois pudemos aprender na prática o que fazer durante diversos momentos de perigo. Já passei por situações em que esse conhecimento aprendido hoje teria sido muito útil, mas agora sei que estou muito mais preparado para ajudar alguém, caso um acidente aconteça”, relatou o aluno Allan Antônio.

Prevenção

De acordo com Viviane Oliveira, ouvidora do hospital e responsável por essa atividade no âmbito da Comissão de Humanização, o Hugol nas Escolas traz para os alunos um alerta sobre a importância da prevenção, conscientizando-os sobre os perigos das situações cotidianas que os rodeiam e que podem ser evitados.

“Acreditamos que eles possam ser multiplicadores desse conhecimento e, com isso, transmitir o que foi aprendido para familiares e amigos. Esperamos, com essas ações, contribuir para a melhora da qualidade de vida dos moradores da Região Noroeste”, previu.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos), do Agir

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo