Hugol alerta para aumento de acidentes de trânsito durante período chuvoso
Dados indicam aumento de 16% nos acidentes durante primeiras chuvas do ano

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), registrou aumento de 16% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito nas primeiras chuvas de setembro e outubro de 2025, em comparação com o período seco de junho e julho do mesmo ano.
Em 2024, a mesma comparação já havia indicado alta de 8%. Os dados acendem um alerta para a condução segura em dias chuvosos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o aumento reflete a imprudência no trânsito, por isso é necessário cuidado redobrado nesse período.
O gerente médico do pronto socorro do Hugol, Dr. Dinoel Cavalcante, alerta para maior atenção durante as chuvas: “Durante o período chuvoso, há um aumento expressivo de vítimas no pronto-socorro do Hugol, com destaque para fraturas de membros, traumatismo cranioencefálico leve a moderado e contusões torácicas e abdominais. Essas lesões podem deixar sequelas graves e, em alguns casos, levar ao óbito. Oferecemos resposta rápida com protocolos de trauma, mas é essencial que a população mantenha cuidados preventivos na chuva.” destacou o gerente.
Rozana Barbosa, caseira de 55 anos, recentemente sofreu um acidente durante uma forte chuva na GO-060 em que o ônibus que ela estava capotou. Rozana ficou ferida e foi levada ao Hugol. Para a paciente, um fator agravante para o acidente foi a chuva: “De repente, o ônibus começou a derrapar; ouvi o barulho do vidro quebrando e me agarrei na poltrona achando que não voltaria para casa. Fui socorrida e atendida no Hugol. Hoje eu peço: diminuam a velocidade e respeitem a distância, principalmente nos temporais”.
Para o Detran, adotar atitudes responsáveis no trânsito é essencial para garantir uma circulação segura, especialmente em dias de chuva. Nessas condições, recomenda-se reduzir a velocidade, manter os faróis baixos, respeitar a distância entre os veículos e redobrar a atenção. Caso a visibilidade fique muito comprometida, o ideal é parar o veículo em um local seguro e aguardar até que a chuva diminua.

Kairo Queiroz e Fabiane Rebelo / Agir


