Hugo recebe Aeronáutica e Bombeiros para doação de sangue

Ônibus do Hemocentro estará no Hospital, que é um dos maiores consumidores de bolsas de sangue no Estado. Unidade promove dia especial para acolher doadores

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), unida da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebe, nesta terça-feira, 07, o ônibus do Hemocentro, onde são realizadas as coletas externas de doações de sangue. A unidade móvel ficará estacionada no pátio, em frente ao Parque Areião, das 8 às 17 horas. A iniciativa busca, não só aumentar a quantidade de bolsas em estoque, mas também promover a conscientização acerca deste importante gesto de solidariedade. Integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) marcarão presença em prol da causa.

Além das forças militares, acompanhantes, familiares e colaboradores também darão sua contribuição e poderão se revezar para a coleta, já que o veículo comporta quatro doadores por vez. O evento, porém, é aberto à participação popular, com a oferta de lanche – no início e após a coleta – e atestado de comparecimento, quando necessário.

Para a doação, é essencial apresentar documento oficial com foto e necessário pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 18 e 59 anos e estar bem alimentado. Vale lembrar que é necessário dormir, no mínimo, 6 horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ter fumado por 2 horas antes de doar sangue.

Unidade consumidora

No Hugo o consumo gira em torno de 600 a 800 bolsas de sangue por mês, o que faz da instituição uma das maiores consumidoras do Estado. Isso, em razão do perfil de pacientes atendidos – vítimas de grandes traumas e, normalmente, submetidos a procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. O Hugo se destaca, ainda, pelo atendimento em massa, quando ocorre um acidente envolvendo ônibus, por exemplo, ou vítimas de catástrofes. Por isso, o hospital promove o evento e chama a atenção da população para a importância de se doar.

Forças Militares

A doação é capaz de fomentar sentimentos de humanismo e amor ao próximo. Em razão disso e da importância do sangue no atendimento à saúde, as forças militares convidadas para participar do evento – Aeronáutica e Bombeiros – de pronto, se disponibilizaram em marcar presença. Como apoiadores do evento, integrantes da Aeronáutica estarão no Hugo durante o período matutino, enquanto membros do Corpo de Bombeiros marcarão presença durante a tarde.

Maio Amarelo

Não por coincidência, a presença do Hemocentro no Hugo será no mês de maio. Isso porque o mundo participa da Campanha Maio Amarelo, que foi idealizada para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Para se ter uma ideia, mais de 5,3 mil pacientes foram atendidos no Hugo, durante o ano de 2018, vítimas do trânsito. Por decorrência desse tipo de assistência, mais de 6 mil cirurgias foram realizadas nesse período e 40 pessoas perderam a vida.

SERVIÇO:

Unidade Móvel do Hemocentro no HUGO – com a presença da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros

Local: estacionamento do HUGO – em frente ao Parque Areião

Data/hora: terça-feira (7), das 8 às 17 horas

Informações: (62) 3201-4339 / (62) 3201-4377 / (62) 99829-1509.

 

Jovana Colombo, Myla Alves e Riva Kran, do Instituto Haver

Foto: Sabba Nogueira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo