Hugo implementa Plano de Contingência em prevenção a intempéries climáticas
Para evitar inundações devido às fortes chuvas em Goiânia, hospital realiza uma série de medidas preventivas com o objetivo de garantir o funcionamento da unidade e a segurança dos pacientes e colaboradores
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Einstein desde junho deste ano, implementou um Plano de Contingência na unidade, em prevenção a intempéries climáticas como a ocorrida no domingo (27/10), data em que o volume de água foi três vezes maior do que o previsto para essa época do ano. O impacto da chuva foi tão intenso que alagou temporariamente algumas áreas do hospital. Na ocasião, a situação foi rapidamente controlada, sem comprometer a segurança dos pacientes, colaboradores ou o funcionamento.
Intervenções corretivas e preventivas foram realizadas já no dia seguinte (28/10), para garantir que o hospital não seja impactado novamente e continue com 100% da sua capacidade de operação caso ocorram tempestades semelhantes. Em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a Defesa Civil do estado e do município foram acionadas para avaliarem os pontos de alagamento próximos à unidade com o objetivo de traçar um plano de ação em força tarefa com as forças públicas para mitigar futuros efeitos causados por chuvas intensas no entorno do hospital.
Em paralelo, ações preventivas do Plano de Contingência elaborado pela unidade foram realizadas. Entre elas a limpeza completa, manutenção e instalação de novas calhas e galerias para melhora da vazão pluvial. Também foi elaborado um planejamento com a previsão de obras nas entradas de estacionamento afetadas com criação de platôs para auxiliar no escoamento pluvial.
Além disso, está prevista a construção de uma caixa de retardo com bombeamento de recalque. A função desta caixa será armazenar a água da chuva e bombear esse volume acumulado para as galerias públicas quando elas estiverem com menos água, auxiliando, consequentemente, a evitar o alagamento da via.
Também foi desenhado um fluxo de acesso ao hospital, a ser implantado em caso de nova eventualidade. A logística inclui a previsão de ações de continuidade das atividades nas recepções, triagem, áreas assistencial e de apoio.
Entre ações internas, o Hugo recebeu, na terça-feira (29/10), representantes da Secretaria de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra) para analisar a ocorrência do último domingo e discutir possíveis ações nas imediações da unidade. Na oportunidade foi solicitada a instalação de novas galerias pluviais e a ampliação das já existentes para garantir a drenagem adequada da água e prevenir novos impactos.
Como parte do plano de medidas, ainda na terça-feira foi realizada uma simulação de atendimento à inundação, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, para drenagem da água em possível ocorrência. No treinamento, um caminhão de salvamento foi utilizado para demonstração de ações de intervenção em ocorrências de alagamento. Os contatos estratégicos do Corpo de Bombeiros foram firmados com a unidade para acionamento e rápido atendimento do hospital.
“Todas estas medidas estão sendo planejadas e desenvolvidas entre a gestão do hospital, a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e as forças públicas, garantindo, assim, o completo funcionamento da unidade e a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores nos casos de intempéries climáticas”, reforça a diretora médica do Hugo, doutora Fabiana Rolla.
Sobre o Hugo
O Hospital de Urgências de Goiânia – Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) foi inaugurado em 1991 e é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Em sua trajetória, se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes. Foi considerado referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022, e reconhecido internacionalmente no socorro a vítimas de AVC isquêmico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.
O Hugo possui 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continuará realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.
Foto: SES-GO
Texto: Wynne Carneiro / Assessoria Hugo