Huapa promove palestra sobre Disfagia

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), por meio dos setores de Fonoaudiologia e Neurologia, promoveram na manhã desta segunda-feira (20 de março) no auditório da unidade, uma palestra voltada para os colaboradores sobre Disfagia – alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos, líquidos e/ou saliva.

“A disfagia não é considerada uma doença por si só, mas um sintoma de uma doença de base, podendo afetar crianças, adultos e principalmente idosos. É importante que haja uma investigação sobre a doença base, que desencadeou a disfagia, para que o paciente tenha um tratamento eficaz. Algumas doenças neurológicas como por exemplo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craniano, Parkinson, Alzheimer, Câncer de Cabeça ou Pescoço pode desencadear a disfagia”, explicou o neurologista Sávio Beniz.

A palestra foi realizada em função do Dia Nacional da Atenção à Disfagia, celebrado hoje no calendário da saúde. “A promoção do evento é para conscientizar os profissionais e capacitá-los ainda mais sobre essa condição, enfatizando que a intervenção é multidisciplinar, precoce, preventiva e intensiva, assim podermos minimizar os riscos que a disfagia pode ocasionar aos pacientes”, declarou a fonoaudióloga Suely Ottoni.

Fonte: Huapa

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo