Hospital Estadual de Luziânia promove momento de fé, família e terapia para paciente da UTI

Idoso deixa leito para receber visita de netos e familiares no jardim da unidade e visita capela da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal

Edmar Braz em momento de reflexão na capela do HEL

Edmar Braz de Queiroz, 67 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Luziânia (Hel), teve a oportunidade de deixar o leito para receber a visita de netos e familiares no jardim da unidade e ainda visitou a capela do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.

A psicóloga Laricy de Lima Souza relata que Edmar, um católico devoto, expressou o desejo de ir à capela para agradecer por sua recuperação. “Sempre que identificamos que a religião é importante para o paciente e contribui para o tratamento, orientamos sobre a disponibilidade da capela. Quando desejam, são levados até lá pela equipe de psicologia e fisioterapia”, explicou.

Laricy destaca a relevância da espiritualidade no tratamento hospitalar, que pode influenciar tanto a saúde mental quanto a física dos pacientes. “Em momentos de dor ou incerteza, a espiritualidade pode oferecer conforto e esperança, ajudando a lidar com o estresse e a ansiedade associados a doenças graves”, afirmou.

Ela acrescentou que pacientes que encontram significado ou propósito em suas experiências tendem a relatar uma melhor qualidade de vida, incluindo a redução da percepção de dor e sofrimento. “Além disso, a espiritualidade fortalece a resiliência, permitindo que os pacientes enfrentem desafios e adversidades durante o tratamento, o que é fundamental para a recuperação”, destacou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto Patris

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo