Hemu promove capacitação para fortalecimento das práticas assistenciais na unidade

Qualificação voltada à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e ao processo de enfermagem contribui para cuidado mais seguro, resolutivo e humanizado

Fernanda Boaz conduz a capacitação, realizada em parceria com o Hospital Moinho de Vento

Com foco na melhoria contínua da assistência e na valorização da equipe de enfermagem, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) recebeu, na quinta-feira (29/5), uma capacitação voltada à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e ao processo de enfermagem, por meio do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (HRP/Proadi-SUS).

A iniciativa é fruto da parceria com o Hospital Moinhos de Vento, uma das instituições de excelência que integram o programa. A formação foi conduzida pela enfermeira Fernanda Boaz, especialista na área, que compartilhou com os profissionais conteúdos teóricos e práticos, promovendo reflexões sobre a importância da SAE como ferramenta essencial para garantir segurança do paciente, organização do cuidado e qualidade na assistência.

Para a analista de qualidade do Hemu, Kelly da Silva Braga, esse tipo de ação fortalece os pilares da segurança e da gestão do cuidado. “A SAE é um instrumento que dá visibilidade ao trabalho do profissional de enfermagem e contribui para a padronização de condutas, o que impacta diretamente na qualidade da assistência prestada. Capacitações como essa são fundamentais para que os profissionais estejam sempre atualizados e alinhados com as melhores práticas”, destacou.

O Proadi-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa apoiar o desenvolvimento institucional do SUS por meio da atuação de hospitais de referência em todo o Brasil.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ 

Governo na palma da mão