Hospital Estadual de Águas Lindas promove roda de conversa sobre saúde emocional no trabalho

Iniciativa amplia o cuidado com a saúde mental e o fortalecimento das equipes no ambiente hospitalar da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal

Profissionais que participaram da roda de conversa sobre Saúde Emocional no Trabalho

O Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal) realizou, na segunda-feira (9/2), uma roda de conversa com o tema Saúde Emocional no Trabalho, voltada para líderes e colaboradores da unidade. A iniciativa integra as ações institucionais voltadas à promoção do bem-estar, da qualidade de vida e do cuidado integral com os profissionais que atuam diariamente na assistência à população.

A atividade foi promovida em parceria com o setor de Recursos Humanos do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federale conduzida pela psicóloga e palestrante Monica Amorim, que mediou o encontro de forma acolhedora, participativa e reflexiva, estimulando o diálogo aberto e a troca de experiências entre os participantes.

Durante a roda de conversa, foram abordados temas fundamentais para o contexto hospitalar, como a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, o reconhecimento de sinais de estresse, ansiedade e esgotamento emocional, o autocuidado, além de estratégias para lidar com os desafios da rotina hospitalar e o fortalecimento das relações interpessoais e do apoio emocional entre as equipes.

Para o coordenador administrativo do Heal, Diego Siqueira de Almeida, a iniciativa representa o cuidado com quem cuida.“Promover espaços de escuta e diálogo é fundamental para fortalecer nossas equipes. Cuidar da saúde emocional dos colaboradores impacta diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes e contribui para um ambiente de trabalho mais humano e saudável”, destacou.

De acordo com Diego, a atividade proporcionou um espaço seguro de escuta e acolhimento, permitindo que os colaboradores compartilhassem vivências e refletissem sobre a importância de cuidar da saúde emocional em um ambiente que exige tanto física quanto psicologicamente.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão