Hospital Estadual da Mulher realiza novo parto de gêmeas siamesas
Referência em nascimentos de gêmeos conjugados, a unidade de saúde do Governo de Goiás contabiliza 11 partos desse tipo desde o ano de 2014

Referência em casos de média e alta complexidade em obstetrícia e neonatologia, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou com sucesso, na semana passa, um novo parto de gêmeas siamesas. A paciente Valdinéia S. C. Buiarski, de 23 anos, vinda do estado de Rondônia, passou por uma cesariana, no período da tarde.
O parto foi assistido por uma equipe multidisciplinar. A equipe de obstetras contou com os profissionais Guilherme Angelo e Isabela Brait dos Santos. As gêmeas nasceram às 17h35, com 34 semanas. Juntas, elas pesaram 3,040 kg. Após o nascimento, as bebês foram encaminhadas para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
A paciente Valdinéia Satil Buiarski se encontra internada em um leito do hospital, seu estado de saúde é bom. As recém-nascidas seguem internadas na UTI Neonatal e estão estáveis. Mãe e filhas sem previsão de alta.
Valdinéia S. C. Buiarski, natural de Buritis (RO), veio para Goiânia para fazer o acompanhamento com a equipe obstétrica do Hemu e com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em casos de gêmeos siameses e pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás.
A primeira consulta no Hemu foi no dia 15 de janeiro, onde foi atendida pela médica Jéssica Alencar. Desde então, foi acompanhada pela equipe de pré-natal de alto risco da unidade e passou por todos os exames.
Marilane Correntino (texto e foto)/IGH


