Hospital Estadual da Mulher participa do oitavo Congresso da Zona da Mata

Evento realizado na cidade mineira de Juiz de Fora reforça a importância da segurança do paciente e das notificações na assistência, sempre valorizados pela unidade do Governo de Goiás

Profissionais do Hemu durante momento de descontração no congresso em Juiz de Fora

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu) participou do 8º Congresso da Zona da Mata de Segurança do Paciente, realizado na semana passada, em Juiz de Fora/MG. A gerente assistencial e a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente representaram a unidade em um dos principais encontros regionais voltados ao aperfeiçoamento da cultura de segurança e da qualidade assistencial.

Com o tema Notificar é Proteger. Silenciar é Repetir, o congresso reforçou o papel das notificações como estratégia fundamental para prevenir incidentes e qualificar processos dentro dos serviços de saúde. Ao longo da programação, foram apresentados cases de sucesso, experiências institucionais e iniciativas que demonstram o impacto direto da cultura de segurança na assistência.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Lilian Maria Fernandes, participar do evento trouxe novos olhares e fortaleceu práticas já adotadas no hospital. “Participar do congresso reforçou nossa convicção de que a segurança do paciente deve estar no centro de todas as decisões. Trouxemos ideias valiosas que poderão fortalecer ainda mais nossas práticas no Hemu.”, destacou.

A programação também incluiu a visita à matriz da organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que administra a unidade do Governo de Goiás, proporcionando aproximação institucional e ampliação da troca de experiências.

Importantes referências
Para a gerente assistencial, Carmen Frankeline Amazonas Raposo dos Santos, o momento trouxe importantes referências para o aprimoramento das práticas no hospital. “Ver de perto a estrutura da matriz foi inspirador e nos ajudou a visualizar novas possibilidades de integração e melhoria contínua”, afirmou.

A participação do Hemu no congresso reafirma o compromisso da unidade com a excelência assistencial, a gestão da qualidade e a construção de um ambiente cada vez mais seguro para pacientes, familiares e colaboradores.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão