Hospitais da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promovem Outubro Rosa
Com o tema Mulher: seu corpo, sua vida, atividades do Hemu e HEMNSL visam conscientização e gerar multiplicadores sobre a prevenção do câncer de mama
Em alusão ao Outubro Rosa, os Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizaram, nos dias 15 e 16 de outubro, uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha de 2024, com o tema Mulher: seu Corpo, sua Vida, faz parte da iniciativa do Ministério da Saúde para reforçar a importância do cuidado com a saúde feminina.
As unidades organizaram ações para colaboradores e pacientes, incluindo palestras, blitz educativas, dinâmicas interativas, sorteios de brindes e momentos de beleza com limpeza de pele e maquiagem, promovendo o bem-estar e a autoestima das mulheres. Ambas as instituições decoraram suas fachadas com iluminação rosa, em referência à campanha, e incentivaram os colaboradores a usar roupas na cor símbolo da luta contra o câncer de mama. E, ainda, a nutrição preparou um cardápio especial, com alimentos na cor rosa.
No Hemu, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), Comissão de Humanização e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) lideraram uma blitz educativa pelos setores, no dia 15, orientando colaboradores sobre a importância do diagnóstico precoce.
No dia 16, o hall do 1º andar foi palco de uma programação especial com apresentação do músico Nelson Chileno, palestras sobre a prevenção do câncer, e dinâmica interativa em formato de quiz: Mito ou Verdade?. Para completar a experiência, a unidade montou um espaço instagramável para que os participantes pudessem registrar o momento.
Já o HEMNSL ofereceu uma palestra na recepção, para pacientes e profissionais, destacando o papel da amamentação na prevenção do câncer de mama. No auditório, os colaboradores participaram de um momento de depoimentos emocionantes, atividades lúdicas e sorteios de brindes. A unidade também criou a Árvore da Conscientização, que, posicionada na entrada, simboliza o engajamento da equipe com a campanha.
A fim de ampliar o alcance da mensagem para além do muro hospitalar, o Hemu anunciou o apoio ao grupo Leoas do Pedal, que realizou, no dia 17, o circuito Pedal de Conscientização na Prevenção do Câncer de Mama. A concentração ocorreu às 20 horas, na Praça Tamandaré, reforçando a mobilização comunitária e a importância de hábitos saudáveis para a prevenção da doença.
Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH