HGG recebe visita do Ministério do Trabalho da Espanha e do Brasil

Unidade é referência nas práticas de segurança do paciente e dos profissionais de saúde

Hospital de Goiás foi escolhido para participar do momento de integração por ser um case de sucesso em segurança no ambiente hospitalar

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, recebeu, na tarde desta quinta-feira (25/07), a visita técnica de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e da Espanha. O objetivo foi proporcionar o intercâmbio de informações sobre os processos e práticas de segurança do paciente e dos profissionais de saúde, nos quais o HGG é hoje referência no estado e no país.

“Visitamos aqui a Central de Esterilização, onde uma série de procedimentos precisam ser adotados, garantindo a segurança dos trabalhadores, mas também trazendo a segurança de materiais com a boa higiene e proteção. Vimos também a parte de coleta de lixo, tudo o que impacta no que os servidores dos nossos hospitais estaduais realizam, mas também a forma como os nossos pacientes são tratados”, destacou o secretário de Saúde Adjunto, Sérgio Vencio, que acompanhou a visita junto da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

A comitiva espanhola está no país desde o dia 22, conhecendo os sistemas de inspeção nacionais. De acordo com a coordenadora geral de fiscalização em segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Viviane de Jesus Forte, a troca de conhecimento técnico entre países ocorre regularmente, sempre com temas variados. Apesar de as atividades serem realizadas majoritariamente em Brasília, a unidade de Goiás foi escolhida para participar do momento de integração por ser um case de sucesso quando se trata de segurança no ambiente hospitalar.

“O objetivo era de apresentar para o inspetor espanhol como é um estabelecimento brasileiro de saúde e as medidas que foram sendo adotadas para tornar o ambiente mais seguro e saudável em todos os sentidos. Isso inclui tanto a parte elétrica, como a modificação dos equipamentos para diminuir riscos econômicos, a gestão dos setores críticos, como a limpeza de materiais contaminados, áreas de vivência, como refeitórios, vestiários, locais de descanso, que são estratégicos de serem fiscalizados […] Nós procuramos tirar situações de sucesso para utilizar isso de exemplo em outras ações fiscais da mesma atividade econômica”, pontuou a coordenadora.

Após percorrer os corredores do hospital e conhecer mais das práticas do local, o chefe da Inspeção do Trabalho da Espanha, Andrés Marcelino Fernández Temprano, elogiou o trabalho realizado no HGG, que segundo ele, “é uma referência em excelência médica, em integração e capacitação de seus profissionais”. “Uma das questões mais destacáveis é precisamente a colaboração que tem tido com a inspeção do trabalho, que conseguiu prevenir de forma muito adequada os riscos psicossociais, econômicos e éticos que estão presentes em um hospital”, ressaltou o representante espanhol.

Também acompanharam a visita técnica a auditora fiscal da Seção de Fiscalização do Trabalho (SFISC) da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, Jacqueline Carrijo; a chefe do setor de fiscalização de segurança e saúde no trabalho da SFISC, Jaqueline Félix e Souza; o diretor-geral do HGG,  José Cláudio Romero; o diretor técnico do hospital, Guilherme Carvalho de Sousa; a assessora da Secretaria de Inspeção do Trabalho (MTE) para assuntos internacionais, Laura Leão Oliveira; e a coordenadora de leitos da SES-GO, Lívia Roberta.

Fotos: Marco Monteiro
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo