HGG recebe visita da Comissão de Saúde da Alego

Estrutura física e indicadores de atendimentos da unidade foram apresentados durante a visita

O Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) recebeu na manhã desta terça-feira, 21, o presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Gustavo Sebba, para uma visita técnica. A diretoria do hospital e a assessoria técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) acompanharam o parlamentar pelos diversos setores da unidade para apresentar a rotina dos serviços oferecidos.

Na oportunidade, os diretores do HGG apresentaram as instalações físicas da unidade, que possui atualmente 194 leitos de enfermaria. Percorrendo o terceiro andar do prédio, com 95 leitos de clínica cirúrgica, a diretora de enfermagem, Natalie Alves, informou que o hospital estava com 90,5% de taxa de ocupação, o que demonstra o grande número de atendimentos oferecidos. “Nós temos um atendimento muito amplo, e os leitos não ficam ociosos, aguardando pacientes”, disse.

Os indicadores de atendimento também foram apresentados ao deputado. O diretor técnico, Durval Pedroso, informou que pelo menos dez transplantes renais são realizados mensalmente e uma cirurgia bariátrica é feita diariamente.  O Centro de Terapia Intensiva (CTI), composta por três alas e 30 leitos, também foi visitado por Gustavo Sebba, que elogiou a estrutura e o corpo técnico do hospital.

Outro grande diferencial do HGG é a ala para cuidados paliativos, com sala de acolhimento à família e apoio multidisciplinar, treinando familiares para receber o paciente no retorno ao lar. “A visita estendida é uma realidade em nosso CTI, proporcionando mais humanização para o paciente internado, que pode ter um familiar acompanhando durante o dia e encerrando às 22 horas”, informou.

Novas metas

O novo contrato, celebrado em 2019, entre a SES-GO e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela administração do HGG, firmou novas metas e indicadores para os atendimentos oferecidos no hospital. A direção avaliou que são novos desafios estipulados, mas a qualidade dos serviços será mantida.

“Firmamos novas metas de produção, diretamente vinculada à assistência, com ampliação das consultas ambulatoriais e atendimentos multidisciplinares, além do incremento de cirurgias eletivas”, informou Durval Pedroso. Cirurgias de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já são realizadas na unidade, que é certificada pelo selo de Acreditação ONA3, o que garante qualidade nos serviços do hospital.

O diretor técnico anunciou que um novo selo de acreditação está sendo pleiteado pelo hospital. Técnicos do modelo de acreditação ACSA Internacional vão visitar a unidade no próximo mês para conhecer o CTI, primeiro setor do HGG que deverá receber a acreditação internacional.

Avaliação

Para o deputado Gustavo Sebba, que fez uma primeira visita em 2016 e retorna agora ao hospital, a ascensão da unidade é crescente, com estrutura adequada e equipamentos de ponta. “Percebemos que esse hospital está se aperfeiçoando cada vez mais e tem compromisso com a excelência do serviço prestado para a comunidade”. Gustavo Sebba ainda avalia que o investimento em ampliação e modernização física do hospital garante mais conforto e segurança para os usuários do SUS.

“A unidade permanece com uma estrutura física moderna e ampla, com constante evolução. E o protocolo da unidade, com aumento da produção, é uma exceção no País, que realiza um atendimento diferenciado, superando até mesmo unidades da rede privada de saúde.”

Felipe Cordeiro, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo