HGG realiza I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão

Evento conta com palestras informativas, mesas-redondas e atividades práticas

As atividades começam a partir das 8 horas desta sexta-feira, na unidade de saúde

No mês de novembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção de Lesão Por Pressão. Com a importância do tema, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realiza, nesta sexta-feira (29/11), o I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão. A programação do evento conta com palestras informativas, mesas-redondas e atividades práticas.

A iniciativa tem como objetivo atualizar e compartilhar novos conhecimentos com a equipe multiprofissional do HGG, estudantes e gestores no serviço de saúde, por meio de boas práticas de prevenção e tratamento de feridas em pacientes internados na unidade de saúde. As atividades começam a partir das 8 horas.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, Aline Magalhães, explica que a data foi instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção dessas lesões que são conhecidas como úlceras por pressão ou escaras.

“A lesão por pressão é um problema significativo na área da saúde, afetando a qualidade de vida dos pacientes e aumentando a carga sobre os sistemas de saúde. A sua prevenção é essencial para a melhoria da qualidade do atendimento; redução de custos com o trabalho de prevenção das lesões, que pode reduzir significativamente os custos associados ao tratamento, internações prolongadas e complicações decorrentes destas internações; capacitação dos profissionais, permitindo a troca de experiências e a discussão de melhores práticas; promoção da conscientização sobre a importância da prevenção de lesões por pressão entre profissionais de saúde, pacientes e cuidadores, além da integração de equipes multidisciplinares, promovendo uma abordagem integrada e eficaz na prevenção”, ressalta.

Aline destaca ainda que as lesões localizadas na pele ou em tecidos mais profundos podem atingir músculos e ossos. “Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira de rodas ou à cama, por exemplo, podem ser acometidas por essas lesões. Reduzir lesão por pressão no ambiente hospitalar é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde. A medida foi tomada em razão da alta incidência de complicação relacionada a esse tipo de lesão no mundo, que pode ser evitada com medidas simples, mas que ainda é um problema de saúde pública”, afirma.
 
Programação
8h – Abertura do evento
8h15- Palestra de abertura – A importância do Cuidado proativo na enfermagem. Convidada: Enfermeira Sara Ribeiro Villaça
9h – Coffee break
9h30- Mesa redonda: Boas Práticas na Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão, estratégias multiprofissionais:
1.O papel da terapia nutricional no paciente com lesão por pressão – Médica Rachel Daher (Geriatra)
2.Estratégias de mobilização na minimização de lesões por pressão – Fisioterapeuta Joana Angélica de F. Barbosa
3.Boas práticas de Enfermagem na Prevenção de Lesões por Pressão – Enfermeira Ana Lúcia Cândida Reis
4.Estratégias nutricionais para potencializar a cicatrização – Nutricionista Daiana da Mata
Mediador: Enfermeira Mileny Rodrigues
11h – Palestra – Segurança do Paciente X Aspectos éticos e jurídicos
Palestrantes: Enfermeira Aline Magalhães e Advogado Dr. Marcelo Matias
12h às 13h30 – Intervalo para o almoço
13h30 – A importância da aplicação das escalas de avaliação. Palestrante: Enfermeiro Willian Costa
14h15 – Roda de Conversa – Avanços no Tratamento: Inovações e práticas eficazes:
1.Os desafios na escolha do melhor tratamento para Lesões por pressão – Enfermeira Gisleide Dias
2.A importância da visão holística da equipe multiprofissional em relação ao tratamento de feridas – Enfermeira Joyce Vila Verde
3.Manejo de lesões por pressão em Pacientes Críticos – Enfermeira Alessandra da Silva Carvalho Pacheco
15h45 – Intervalo
16h – Apresentação de caso clínico – Enfermeira Cinthia Moraes Oliveira
16h40 Workshop prático de Desbridamento – Enfermeira Wagna Teixeira (auditório 2 do HGG)

Suzana Meira (texto) / Idtech
Foto: Iron Braz / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo