HGG promove ação lúdica de prevenção de quedas no âmbito hospitalar

Colaboradores da unidade do Governo de Goiás vão ser envolvidos em um jogo que reforça as temáticas e personagens do filme Divertida Mente para alertar sobre riscos de acidentes

Colaboradores do HGG com placas que mostram sentimentos humanos mostrados no filme

Colaboradores do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) terão, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/07), a oportunidade de participar de uma ação inovadora e lúdica voltada para a prevenção de quedas no ambiente hospitalar. Intitulada Cine Play Divertida Mente, a iniciativa usa a temática e personagens do filme para conscientizar sobre os riscos desses acidentes, que representam a terceira principal causa de morte entre idosos. A ação é desenvolvida pelo Escritório da Qualidade, Setor de Educação Permanente e pela Diretoria de Enfermagem do HGG.

Para reforçar os cuidados nas equipes da unidade do Governo de Goiás, os colaboradores das áreas assistenciais serão envolvidos em um jogo que reforçará ações que previnem quedas. Cada colaborador escolherá uma cor de balão representando diferentes sentimentos, criando um paralelo entre as emoções e a segurança do paciente.

O jogo foi inspirado em um típico escape room. Nele, os participantes enfrentam nove etapas, cada uma relacionada a um personagem do filme Divertida Mente. Em cada etapa, eles devem responder perguntas relacionadas ao protocolo de prevenção às quedas no hospital. As perguntas têm um caráter educativo e orientativo. Ao responderem, os participantes recebem explicações detalhadas sobre o protocolo, reforçando o conhecimento e a importância das medidas preventivas.

Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGG, Aline Magalhães destaca a importância da ação. “As quedas constituem um problema sério, pois podem complicar significativamente o estado de saúde dos pacientes, além de prolongar o tempo de internação e aumentar os custos hospitalares, explica a coordenadora.

“Aproveitando o tema do filme e em comemoração ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas, celebrado anualmente em 24 de junho, organizamos essa ação para abordar de maneira lúdica e educativa a importância da prevenção de quedas. A iniciativa visa conscientizar tanto os colaboradores quanto os pacientes sobre as medidas que podem ser adotadas para evitar esses incidentes e promover um ambiente hospitalar mais seguro para todos. Essa é mais uma atividade desenvolvida a respeito do tema, pois, ao longo do ano, promovemos outras iniciativas para combater as quedas”, destacou.

Sentimentos e prevenção
Os sentimentos desempenham papel crucial na conscientização sobre a prevenção de quedas. Durante a ação, serão abordados diferentes sentimentos e suas associações com a segurança hospitalar. São eles:

Tristeza: quando um paciente sofre uma queda, a tristeza de um evento que poderia ser evitado é sentida por todos.

Medo: surge quando um paciente com risco de queda vai ao banheiro desacompanhado, expondo-se a perigos.

Raiva: quando o protocolo de prevenção de quedas não é seguido corretamente, a raiva pela falta de adesão às diretrizes de proteção é inevitável.

Nojinho: quando o piso está molhado, aumentando o risco de quedas, um alerta de perigo iminente é acionado.

Inveja: quando outro setor atinge o maior tempo sem quedas, a inveja saudável nos motiva a melhorar;

Vergonha: quando uma queda não é notificada, a vergonha por não cumprir a responsabilidade de reporte é sentida;

Tédio: quando o risco de quedas não é sinalizado, o tédio pela rotina que pode se tornar perigosa é evidente;

Ansiedade: quando encontramos a grade da cama abaixada, a ansiedade sobre um possível acidente é imediata;

Alegria: quando estamos há muitos dias sem quedas, a alegria é compartilhada por todos, celebrando o sucesso das medidas de prevenção.

O Cine Play Divertida Mente promete ser uma experiência enriquecedora e educativa, reforçando a importância da prevenção de quedas e promovendo um ambiente hospitalar mais seguro para todos.

16 de julho
10h30 às 11h30: administrativo e equipes assistenciais
15h às 16h: administrativo
16h às 18h: equipes assistenciais
19h às 21h: administrativo e equipes assistenciais

17 de julho
9h às 11h: administrativo e Equipes Assistenciais
15h às 16h: administrativo
16h às 18h: equipes assistenciais
19h às 21h: administrativo e equipes assistenciais

Alex Bruno Maia (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo