Hetrin realiza mais de 1,8 mil atendimentos durante a romaria de Trindade

Todos os serviços da unidade do Governo de Goiás operaram normalmente, com a equipe pronta para atender todos os romeiros, durante os dez dias da festa católica

Profissional atende paciente no Hetrin, unidade que também oferece informações preventivas

Nos primeiros três dias da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que durou dez dias, o município de Trindade recebeu recebeu 1,2 milhão de pessoas, conforme balanço apresentado no Centro Administrativo Municipal. O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, esteve totalmente preparado para realizar atendimentos de urgência e emergência à população de Trindade, da região e aos romeiros. Ao todo, foram realizados 1.860 atendimentos durante o período da romaria.

Preocupados com o bem-estar dos romeiros, a equipe multiprofissional do Hetrin, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), se antecipou para a Romaria do Divino Pai Eterno, oferecendo orientações sobre a importância da higienização das mãos ao visitar as barracas, cuidados para evitar aglomerações e exposição ao sol, além de medidas preventivas para evitar acidentes durante o desfile de carro de boi.

Diretora do hospital, Vânia Fernandes enfatizou a preparação da equipe para a Romaria. “Nossa equipe se antecipou ao oferecer orientações para garantir uma festa saudável para todos os romeiros, e tudo ocorreu com tranquilidade.” Durante o evento, as especialidades médicas mais demandadas no pronto-socorro foram clínica geral e ortopedia, refletindo o perfil das emergências do Hetrin.

As dicas elaboradas pela equipe de fisioterapia da unidade para a caminhada da fé na Rodovia dos Romeiros, que totaliza 18 km, orientaram os devotos a garantir um trajeto tranquilo e seguro. Este ano, segundo estimativa da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o percurso recebeu aproximadamente 3 milhões de fiéis.

Atendimentos
O pico mais alto de atendimentos durante a romaria ocorreu na quinta-feira (4/7), coincidindo com o desfile de carros de boi, quando mais de 220 pessoas foram atendidas na unidade. “O número de atendimentos a romeiros esteve dentro do esperado, e o hospital preparado para atender a todos”, garante a gerente assistencial do Hetrin, Pollyana Bueno.

Os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e de emergência no Hetrin ocorreram normalmente, conforme a demanda e encaminhamento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). No pronto-socorro, por exemplo, os pacientes passaram pelos procedimentos padrão, incluindo a classificação baseada no Protocolo de Manchester, disponível 24 horas por dia. Em caso de necessidade, os pacientes foram regulados via Complexo Regulador Estadual (CRE) para outros hospitais, com a especialidade necessária.

Débora Alves (texto e foto)Imed

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