Hetrin implementa Time de Resposta Rápida para emergências cardíacas

Unidade do Governo de Goiás em Trindade agora é um hospital cardioprotegido, com mais de 60% dos colaboradores da assistência treinados em reanimação

Equipe do Hetrin mostra certificado de acreditação da American Heart Association

O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) implementou o Time de Resposta Rápida (TRR) com equipe multidisciplinar treinada pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp, certificada e habilitada pela American Heart Association (AHA). Dessa forma, após a conclusão da capacitação, a equipe do Hetrin recebeu a acreditação internacional pela AHA para atendimentos cardiovasculares de emergências.

Agora, a unidade do Governo de Goiás é um hospital cardioprotegido com mais de 60% dos colaboradores da assistência treinados em reanimação. “O TRR é um protocolo assistencial da unidade, com uma equipe multidisciplinar responsável, incluindo médicos e enfermeiros treinados para atendimento de urgência e emergência nas unidades de internação”, explica o diretor técnico da unidade, Romulo Garcia, que esteve à frente da implementação.

Ao constatar que um paciente nas unidades de internação ou na recepção do hospital apresenta critérios de gravidade ou está em parada cardiorrespiratória (PCR), a equipe do hospital aciona o Ramal 520. Esse ramal é atendido por um médico responsável pelo atendimento emergencial do TRR. O tempo de resposta para um código amarelo (critérios de deterioração clínica e de gravidade) é de 15 minutos, enquanto para um código vermelho (PCR possível ou confirmada) a resposta é imediata.

“Nosso objetivo é prestar uma assistência ainda mais eficiente aos pacientes nas unidades de internação, garantindo um atendimento em tempo hábil para evitar o agravamento do quadro clínico”, explica Romulo Garcia, ressaltando que o Time de Resposta Rápida conta com a participação da equipe do Pronto-Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva.

Perfil da unidade
O Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), é um hospital de baixa e média complexidades, oferecendo atendimentos de urgência e emergência em seu pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia com um corpo clínico especializado em clínica médica. A unidade é referência em cirurgia eletiva e, recentemente, implementou cirurgias de emergência nas especialidades de cirurgia geral, bucomaxilofacial e ortopédica.

No primeiro trimestre deste ano, o pronto-socorro do Hetrin atendeu mais de 18 mil pacientes, estabelecendo um pico em maio com mais de 8 mil atendimentos. A unidade realiza, em média, 250 cirurgias por mês, incluindo procedimentos de urgência e eletivos. Atualmente, o hospital conta com 56 leitos de internação, sendo 23 em clínica médica, 23 em clínica cirúrgica e 10 na UTI, além de 4 leitos de observação diária.

Débora Alves (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo