HESLMB recebe certificado da SES sobre notificação compulsória de agravos
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás reconhece trabalho desenvolvido na unidade de São Luís de Montes Belos sobre várias atividades na área em 2022
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) recebeu, nesta sexta-feira (5/1), um certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para permitir resposta às Doenças/Agravo Eventos de Interesse à Saúde Pública (DAE) em Goiás. A homenagem foi destinada aos profissionais que atuam no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da unidade de saúde do Governo de Goiás.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológico do HESLMB, Isabella Santiago, o certificado destaca o trabalho que a unidade fez sobre a notificação compulsória no ano de 2022. “A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal”.
Isabella destaca que a equipe da unidade realizou no ano de 2022 uma série de atividades sobre doenças transmissíveis e de notificação compulsória, como dengue, síndrome gripal e violência doméstica. Ela explica que a notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
“Fazemos, diariamente, buscativa nos prontuários e visitas nos setores assistenciais de notificação compulsória. O certificado reconhece que tudo que foi realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológico do HESLMB foi dentro do prazo”, afirmou.
Para a gestora, receber o certificado foi uma honra. “Demonstra que o nosso trabalho está sendo feito de forma correta e assertiva. Vale ressaltar que tivemos apoio das regionais, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e da diretoria da unidade para alcançarmos esse mérito”, destacou.
Hélmiton Prateado/IBGC
Foto: arquivo SES