Herso realiza 7ª captação de órgãos em 2023
Com o procedimento, duas famílias goianas foram beneficiadas
Uma equipe do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), conduziu, no 21 de dezembro, uma operação de captação de órgãos. A ação bem-sucedida foi resultado da colaboração entre a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Herso. Com o procedimento, duas famílias goianas foram beneficiadas.
Um paciente diagnosticado com Traumatismo Craniano Encefálico Grave teve sua morte encefálica confirmada. A generosidade da família permitiu a captação dos rins e córneas, os quais foram encaminhados para Goiás, proporcionando uma nova perspectiva de vida a duas famílias que aguardavam na fila de transplantes.
No total, aproximadamente 12 profissionais, provenientes do Herso, da OPO do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos (FUBOG) foram mobilizados para a delicada tarefa de remoção dos órgãos de pacientes em Goiás.
A equipe do Herso passa por treinamentos contínuos para a aplicação apropriada do protocolo de morte encefálica, destacando-se a atenção especial dada à abordagem e entrevista familiar, permeadas por acolhimento e conscientização. Este comprometimento reflete o caráter humanizado e cuidadoso que permeia o trabalho da instituição.
Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/Herso