Hemu promove teatro de conscientização sobre a dengue

Objetivo é alertar os colaboradores sobre a importância das ações preventivas de combate ao Aedes aegypti

As colaboradoras Maria Silvânia e Cecília Francisca na apresentação de teatro

Visando a conscientização e mobilização dos colaboradores e torná-los multiplicadores para familiares, vizinhos e sociedade em geral, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), promoveu, nesta sexta-feira (16/02), uma palestra e peça de teatro sobre os perigos e prevenção da dengue.

De acordo com o Painel de Arboviroses, do Ministério da Saúde, mais de meio milhão de casos prováveis de dengue já foram registrados no Brasil, em 2024. Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás são os estados com maior incidência da doença, que já causou 90 mortes confirmadas e outras 348 estão em investigação.

Para falar sobre a dengue e o mosquito transmissor, o enfermeiro Jefferson Machado proferiu a palestra Aedes aegypti. O profissional explicou o conceito da dengue; arboviroses; abordou sobre a importância da notificação, a questão do manejo clínico da dengue; os ciclos de vida do mosquito; os tipos de dengue.

O enfermeiro também apresentou a história da dengue, os sintomas da doença; diagnóstico e vacina, além de expor os dados atuais dos casos de dengue no Brasil, Goiás – com 18.236 confirmados e 45.684 notificados, e de Goiânia – com 1.164 confirmados e 3.100 notificados. “O importante é a prevenção e isso é um dever de todos. Eliminando criadouros não teremos mosquito e nem dengue”, destacou Jefferson.

Apresentação teatral
O mosquito Aedes aegypti se reproduz facilmente em locais com água parada, suja ou limpa. Basta chover para que os recipientes acumulem água e se tornem potenciais criadouros do mosquito. Para exemplificar, de forma lúdica, a importância dos cuidados com o quintal e meio ambiente, para evitar a proliferação do mosquito, as profissionais do hospital, Cecília Francisca Magalhães – auxiliar de enfermagem, e Maria Silvânia Barbosa – auxiliar de lavanderia, apresentaram a peça de teatro “Consequência”.

A peça mostrou a história de uma senhora que não cuidava de seu quintal, descartava seu lixo de forma irregular e não deixava os agentes de endemias entrarem em sua casa. Sem os devidos cuidados, a senhora foi picada pelo mosquito e pegou dengue, aprendendo da pior forma possível sobre a importância da prevenção.

“Queríamos destacar que, a participação consciente e diária de toda população, é fundamental e essencial no combate da dengue. Nada melhor que utilizar o lúdico para mostrar como devemos nos manter atentos às diferentes doenças que podem nos impactar”, pontuou a coordenadora do NHE, enfermeira Wanda Lopes.

Confira as dicas para prevenção da dengue:

  1. Utilize repelente.
  2. Cubra a maior parte do corpo, quando possível.
  3. Elimine focos de água parada.
  4. Coloque telas em janelas e portas.
  5. Aplique inseticidas e larvicidas.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo