Hemu promove tarde de humanização e alegria com histórias de ‘Zé do Conto

Iniciativa da unidade do Governo de Goiás faz parte dos esforços contínuos do hospital para proporcionar momentos de bem-estar e entretenimento aos seus pacientes

De forma lúdica, Zé do Conto propicia descontração e alegria ao público com suas histórias

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) foi palco de um evento especial que trouxe alegria e descontração para seus pacientes e colaboradores, na tarde de sexta-feira (26/7). O contador de histórias José Mário de Araújo, popularmente conhecido como Zé do Conto, encantou a todos com suas narrativas cativantes e envolventes, durante uma apresentação no hall do primeiro andar da unidade do Governo de Goiás.

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do hospital para proporcionar momentos de bem-estar e entretenimento aos pacientes durante sua estadia. Zé do Conto, com sua vestimenta colorida e sua mala contendo um grande livro de histórias, chamou a atenção de todos. Em sua primeira apresentação em um hospital, interagiu de maneira leve e motivadora, contribuindo significativamente para a humanização do ambiente hospitalar.

A arte da contação de histórias desempenha um papel fundamental na capacidade de reviver, compreender e elaborar melhor as próprias vivências e sentimentos. De forma lúdica, as histórias promovidas por Zé do Conto ofereceram aos pacientes e profissionais momentos de conforto, descontração e alegria, aliviando a tensão e gerando uma sensação de acolhimento.

Tanto pacientes quanto colaboradores expressaram sua felicidade com a apresentação, destacando a importância de tais iniciativas para o bem-estar e a humanização no ambiente hospitalar. “Achei magnífico. A história é fundamental para crianças e adultos. Nos trouxe alegria e descontração”, pontuou a puérpera Moara Lyvia Silva, que ouviu as histórias acompanhadas dos filhos recém-nascidos, Dandara e Matteo. O marido também assistiu à apresentação. “Isso faz muito bem. Distraiu a gente”, afirmou o pai dos gêmeos, Gustavo de Moraes.

“Nunca tinha assistido uma apresentação de contação de histórias. Achei muito interessante, foi como se eu tivesse vivenciando o que ele contou”, disse a auxiliar de serviços gerais Ana Paula Pereira. “Achei ótimo. Na correria dos plantões dentro de uma unidade hospitalar, essa pausa nos deixa muito feliz”, avaliou a técnica de enfermagem Deborah Cristina.

Para o artista Zé do Conto, a experiência foi enriquecedora. “Me senti muito acolhido aqui. Foi enriquecedor, hoje no dia dos avós inclusive, participar desse momento. Estou levando só energia boa. Fiquei muito feliz, enquanto profissional contador de histórias, em poder levar o nosso trabalho para todos os lugares, não só em teatro, mas também para um hospital, trazendo alegria emocional”, comentou o artista catarinense, que mora há seis anos em Goiás e foi vencedor do prêmio Baobá em 2023, na categoria de contador de histórias, representando o estado de Goiás.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo