Hugol e Hemu marcam presença no Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS

A participação das duas unidades de saúde do Governo de Goiás visa à melhoria contínua dos serviços, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente aos seus pacientes

Representante do Hemu, Letticya Oliveira (agachada) com ouvidoras de vários locais do Brasil

Os serviços de ouvidorias dos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) estiverem representados no Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS de 2025, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento foi realizado de 19a 21 de março, em Brasília, e reuniu ouvidorias de diversas regiões do País para compartilhar experiências, promover boas práticas e reforçar o papel estratégico das ouvidorias no fortalecimento da gestão pública e no atendimento às demandas da população.

Durante o encontro, a ouvidoria do Hugol teve a oportunidade de apresentar propostas para a criação de políticas e diretrizes que visam o fortalecimento e a padronização das atividades de ouvidoria em todo o território nacional, além de trocar ideias com profissionais de diferentes áreas e acompanhar as discussões sobre temas como inovação, transparência e excelência no atendimento.

A supervisora de Experiência do Paciente do Hugol, Renata Porto, destacou que o encontro foi uma oportunidade ímpar para consolidar os conceitos de ouvidoria, governança e experiência do paciente.
“Esses elementos são indispensáveis na construção de um sistema de saúde mais inclusivo, transparente e eficiente. Este espaço de diálogo e troca de conhecimentos permite não apenas a articulação de propostas e diretrizes, mas também fortalece o papel estratégico das ouvidorias como canais essenciais para atender às demandas da sociedade com qualidade e responsabilidade”, afirmou.H

Ouvidora do Hemu
Durante os três dias de evento, que reuniu ainda representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana de Saúde (Oas), Ouvidoria-Geral da União, a ouvidora do Hemu, Letticya Oliveira conheceu boas práticas e cases de sucesso de outras ouvidorias, que fortalecem o compromisso do hospital com a escuta qualificada e a humanização no atendimento.

“Foi um privilégio realizar benchmarking, conhecer outras realidades e entender estratégias que têm dado certo em diferentes cenários. Me senti muito grata pelo apoio do hospital em participar desse momento”, destacou Letticya.

A iniciativa é parte do projeto Fortalecimento da Gestão e da Participação Social no SUS, promovido em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS/MS. O objetivo do encontro foi consolidar os princípios da Política Nacional de Ouvidorias do SUS e definir diretrizes para a atuação da Rede Nacional de Ouvidorias do SUS. Além disso, abordou a importância da educação permanente para os profissionais que atuam nesses serviços.

Marilane Correntino (texto e foto do Hemu)/IGH e Juliana França (texto e foto Hugol)/Agir

Governo na palma da mão