Hugol e Hemu marcam presença no Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS
A participação das duas unidades de saúde do Governo de Goiás visa à melhoria contínua dos serviços, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente aos seus pacientes

Os serviços de ouvidorias dos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) estiverem representados no Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS de 2025, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento foi realizado de 19a 21 de março, em Brasília, e reuniu ouvidorias de diversas regiões do País para compartilhar experiências, promover boas práticas e reforçar o papel estratégico das ouvidorias no fortalecimento da gestão pública e no atendimento às demandas da população.
Durante o encontro, a ouvidoria do Hugol teve a oportunidade de apresentar propostas para a criação de políticas e diretrizes que visam o fortalecimento e a padronização das atividades de ouvidoria em todo o território nacional, além de trocar ideias com profissionais de diferentes áreas e acompanhar as discussões sobre temas como inovação, transparência e excelência no atendimento.
A supervisora de Experiência do Paciente do Hugol, Renata Porto, destacou que o encontro foi uma oportunidade ímpar para consolidar os conceitos de ouvidoria, governança e experiência do paciente.
“Esses elementos são indispensáveis na construção de um sistema de saúde mais inclusivo, transparente e eficiente. Este espaço de diálogo e troca de conhecimentos permite não apenas a articulação de propostas e diretrizes, mas também fortalece o papel estratégico das ouvidorias como canais essenciais para atender às demandas da sociedade com qualidade e responsabilidade”, afirmou.H
Ouvidora do Hemu
Durante os três dias de evento, que reuniu ainda representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana de Saúde (Oas), Ouvidoria-Geral da União, a ouvidora do Hemu, Letticya Oliveira conheceu boas práticas e cases de sucesso de outras ouvidorias, que fortalecem o compromisso do hospital com a escuta qualificada e a humanização no atendimento.
“Foi um privilégio realizar benchmarking, conhecer outras realidades e entender estratégias que têm dado certo em diferentes cenários. Me senti muito grata pelo apoio do hospital em participar desse momento”, destacou Letticya.
A iniciativa é parte do projeto Fortalecimento da Gestão e da Participação Social no SUS, promovido em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS/MS. O objetivo do encontro foi consolidar os princípios da Política Nacional de Ouvidorias do SUS e definir diretrizes para a atuação da Rede Nacional de Ouvidorias do SUS. Além disso, abordou a importância da educação permanente para os profissionais que atuam nesses serviços.
Marilane Correntino (texto e foto do Hemu)/IGH e Juliana França (texto e foto Hugol)/Agir