Hemu: importante aliado para zerar a fila de espera em cirurgias ginecológicas em Goiás
Em pouco mais de dois anos que o serviço foi implantado, a unidade do governo de Goiás já realizou mais de três mil cirurgias

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) se destaca como um importante centro de referência no atendimento de média e alta complexidade em ginecologia, obstetrícia e Neonatologia. Com a implantação do serviço de cirurgias ginecológicas eletivas, em junho de 2022, a unidade tem contribuído significativamente para reduzir a espera de mulheres que aguardam por procedimentos importantes, como histerectomia (retirada do útero), laqueadura (método de contracepção definitiva) e cirurgias para incontinência urinária.
Desde a implementação do programa, que contou com dois mutirões para fluir a fila de espera, até outubro deste ano, foram realizadas 3.181 cirurgias, beneficiando mulheres que necessitavam desses procedimentos para melhorar sua saúde e qualidade de vida. A aposentada Rizolândia Bastos, moradora de Formosa, esperava pela cirurgia de perineoplastia há cinco anos e realizou o procedimento em outubro. Segundo a paciente, quando foi encaminhada para o Hemu, foi bem rápido. “Aqui no hospital fiz todos os exames e a cirurgia. Tive um ótimo atendimento”, pontuou.
A manicure Keili de Lima, moradora de Inhumas, estava sofrendo com incontinência urinária e esperava há seis meses pela cirurgia de perineoplastia. Ela passou pelo procedimento no início de outubro e estava feliz com o acolhimento. “Atendimento muito bom, tanto pelos médicos como pelo pessoal da enfermagem. Muito bom ter um hospital com este tipo de assistência, de qualidade e segurança”, avaliou a paciente.
A inclusão das cirurgias ginecológicas entre os serviços oferecidos pelo Hemu demonstra o comprometimento da unidade com o atendimento integral à saúde da mulher. “Esse esforço está alinhado com a missão do hospital de oferecer um tratamento humanizado e de alta qualidade, especialmente em áreas onde a demanda é mais urgente”, afirma o diretor técnico da unidade, Renan Miller. Todas as mulheres são encaminhadas ao Hemu por meio do Complexo Regulador Municipal e/ou Estadual.
Acompanhamento multidisciplinar
Além das cirurgias, o Hemu oferece acompanhamento multidisciplinar antes e após os procedimentos, garantindo suporte psicológico e orientações sobre os cuidados necessários para o sucesso do tratamento. “Isso possibilita uma recuperação mais rápida e segura para as pacientes, refletindo o compromisso da equipe do hospital em proporcionar um atendimento completo e focado no bem-estar de cada mulher”, avalia a coordenadora de Ginecologia e obstetrícia, Ramylla Magalhães.
A dedicação do Hospital Estadual da Mulher em expandir os serviços de ginecologia é uma grande vitória para as pacientes. Com esse trabalho, o Hemu espera atender ainda mais mulheres que aguardam por essas cirurgias, promovendo a saúde e o empoderamento feminino através do cuidado integral.
Marilane Correntino (texto e foto) / IGH


