Pré-natal de alto risco – Coordenado pelo Serviço Social, o projeto conta com reuniões realizadas às segundas e quartas-feiras com gestantes de alto risco, com orientações sobre o aleitamento materno, cuidados com o bebê, direitos previdenciários, rotina hospitalar e outros assuntos relacionados, ministrados por equipe multiprofissional.
Ambulatório de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (AAVVS) – As vítimas de violência sexual têm no Hemu um porto seguro, onde recebem atendimento e tratamento diferenciados, com direito a acompanhamento por uma equipe multidisciplinar e apoio psicológico. O ambulatório presta atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual que chegam ao hospital espontaneamente ou encaminhados por delegacias, unidades básicas de saúde, conselhos tutelares ou pelo Ministério Público. O atendimento é realizado por uma equipe que inclui médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As consultas, que transcorrem em ambiente adequado e humanizado, incluem exames físicos, anticoncepção de emergência, profilaxia de doenças sexualmente transmitidas, incluindo hepatite B e HIV-AIDS, atendimento psicológico e orientações legais.
Ambulatório de Obstetrícia – Faz o acompanhamento de gestação de alto risco, agendadas pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). Também atende gestantes usuárias de drogas e portadoras do HIV e acompanhamento de gestações gemelares, inclusive de siameses e de fetos mal formados.
Banco de Leite Humano – Disponibiliza leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, para bebês filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde, e estimula o aleitamento materno desde quando foi fundado, há 32 anos. A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículo e profissionais de apoio.
As voluntárias vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses. O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que explica a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.
Cartório – O Hemu possui o serviço de registro civil das crianças nascidas no hospital. A certidão é emitida na hora e de graça e o atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira, das 8h às 17h.
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) – É um serviço que atende o público que possua doenças crônicas e que necessita de vacinas especiais. Para atendimento é necessário ter em mãos o cartão do SUS, cartão de vacina, apresentar a prescrição com indicação médica e um relatório clínico sobre a condição de saúde e relatório da doença. É necessário estar dentro das indicações do Manual dos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde (2023).
Funcionamento do Crie: Segunda a sexta (exceto feriado).
Casos urgentes atendimento 24 horas.
Horário de atendimento de segunda a quinta: das 08h às 11h / das 13h às 17h.
Horário de atendimento na sexta-feira: das 08h às 11h / das 13 às 16h.
Telefone: (62) 3956 2981 - Crie / (62) 3956 2919/3956 2920 - Recepção Hemu
Estágio, internato e voluntariado – O Hemu possui programas de internato, estágio e voluntariado em diversas áreas. Os programas são realizados por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e as Instituições de Ensino Superior. O internato abrange as áreas de Neonatologia e Obstetrícia. Já os estágios contam com vagas de nível médio e superior em diversas áreas como Enfermagem, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Radiologia, Técnico em Enfermagem, dentre outros.
Pronto Socorro da Mulher (PSM) – Oferece apoio a pacientes de alto risco em trabalho de parto, além de atender emergências obstétricas por demanda espontânea ou encaminhada pela rede de saúde. Atende pacientes com complicações pós-parto vindas da rede privada, conveniada e pública.
Residência Médica – O Hemu funciona como hospital-escola, com residências na área de Pediatria, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.
Residência em Enfermagem Obstétrica – O Hemu também possui residência na área de Enfermagem Obstétrica, que capacita enfermeiros para o exercício das funções assistenciais, educativas e no gerenciamento das ações de enfermagem no período gestacional, parto e nascimento e no puerpério.