HEMNSL realiza palestra sobre Síndrome de Down, ação do Projeto Primeira Notícia

Comunicação humanizada voltada para profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goânia, reforça acolhimento e esperança às famílias

Participantes da palestra sobre síndrome de Down, que integra projeto da unidade de saúde

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu uma palestra sobre a síndrome de Down, voltada para profissionais de saúde. A atividade integrou o Projeto Primeira Notícia, que tem como objetivo sensibilizar os participantes para a forma adequada e humanizada de comunicar o diagnóstico às famílias. O encontro foi realizado em 20 de agosto de 2025.

Durante a atividade, foi ressaltado que a primeira notícia não precisa ser transmitida de maneira triste ou negativa. Pelo contrário, deve ser um momento de acolhimento e esperança, reforçando que pessoas com síndrome de Down podem viver plenamente em sociedade, com autonomia em muitos casos, ainda que em algumas situações possa ser necessária a curatela.

A foi organizada pela psicóloga da unidade de saúde do Governo Goiás, Elis Christina Martins Barros, em parceria com a Associação Down de Goiás (Asdown) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Goiânia.

A presidente da Asdown, Ana Maria Ferreira Motta Fernandes, e a assistente social da entidade, Vagna Antunes da Silva Fernandes, propuseram uma nova abordagem na comunicação com os familiares. Um dos exemplos apresentados foi: “Tenho uma ótima notícia para te dar: seu filho tem síndrome de Down.”

Segundo elas, quando a mensagem é transmitida com sensibilidade, boa entonação e acolhimento, os familiares recebem a informação de forma mais tranquila, o que favorece o fortalecimento de vínculos e a vivência de cada etapa do desenvolvimento do bebê.

Para a diretora-geral do HEMNSL, Leni Cordeiro, iniciativas como essa reforçam o compromisso da unidade com a humanização e a inclusão. “Nosso objetivo é preparar profissionais e apoiar as famílias para que recebam a primeira notícia de forma acolhedora e positiva, construindo uma jornada mais leve e significativa”, afirmou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão