HEMNSL realiza treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros para colaboradores

Ação visa garantir que a equipe esteja preparada para atuar com agilidade e eficiência diante de qualquer eventualidade, levando segurança e bem-estar de todos que circulam pela unidade

Participante do treinamento usa extintor, observado pelo engenheiro Cleudesio Mamedio

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, na terça e quarta-feira (11 e 12 de março), um importante treinamento voltado à segurança de colaboradores e pacientes. A ação, organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), capacitou vários colaboradores, no intuito de escolher novos membros da Brigada de Incêndio da unidade do Governo de Goiás.

A formação foi conduzida pelo engenheiro de segurança do trabalho, Cleudesio Mamedio, que é técnico de segurança do trabalho na instituição. Durante os dois dias de capacitação, realizados nos períodos diurno e noturno, 45 colaboradores  voluntários participaram de aulas teóricas e práticas sobre prevenção e combate a princípios de incêndio, evacuação organizada de áreas e primeiros socorros.

Um dos focos do treinamento foi o reconhecimento das diferentes classes de incêndio, os tipos de extintores adequados para cada situação e a forma correta de utilizá-los. Cleudesio ressaltou que muitos incêndios podem ser evitados com atitudes preventivas no dia a dia e que, em caso de emergência, saber manusear um extintor pode ser determinante para salvar vidas.

Os participantes também realizaram uma visita guiada pelas instalações do hospital, identificando a localização dos extintores, os modelos disponíveis e as possíveis rotas de fuga. Além disso, receberam orientações práticas sobre como agir em situações emergenciais, incluindo técnicas de primeiros socorros.

Os integrantes do Sesmt vão avaliar cada participante e escolher os 15 colaboradores que mais se destacaram para exercerem o papel de brigadista da unidade.

A capacitação reforça o engajamento do hospital  com a segurança e bem-estar de todos que circulam pela unidade, garantindo que a equipe esteja preparada para atuar com agilidade e eficiência diante de qualquer eventualidade.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão