HEMNSL orienta grupo de gestantes em exercícios e técnicas de parto
Palestra realizada por profissional de unidade de referência do Governo de Goiás na área oferece orientações sobre postura, fortalecimento muscular e bem-estar durante a gestação

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu uma palestra no grupo de gestantes com foco em exercícios preparatórios para o parto. Conduzido pela fisioterapeuta Jackeline Carneiro da Rocha, sob responsabilidade técnica da fisioterapeuta Thatiany Ikeda, o encontro abordou práticas corporais que auxiliam no bem-estar durante a gestação e preparam o corpo para o momento do nascimento.
As futuras mães aprenderam exercícios simples e seguros para melhorar a postura, aliviar desconfortos musculares e fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, região fundamental para o suporte do útero e para o parto. Técnicas de respiração e relaxamento também foram ensinadas, contribuindo para o controle da dor e a manutenção da tranquilidade durante o trabalho de parto.
Além disso, as gestantes foram instruídas sobre movimentos que favorecem o posicionamento adequado do bebê, facilitando a evolução natural do parto e promovendo maior consciência corporal, segurança e autonomia.
Para a fisioterapeuta Thatiany Ikeda, o preparo físico e emocional é essencial para o cuidado integral da gestante. “Os exercícios contribuem para que a gestante se sinta mais confiante, ativa e conectada ao seu processo de parto. Trabalhamos para que cada mulher compreenda seu corpo e reconheça sua força, vivendo esse momento de forma mais tranquila e consciente”, destacou.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ


