HEMNSL já realizou mais de 48 mil atendimentos em 2024
Unidade do governo de Goiás reafirmou seu compromisso com a assistência humanizada e a qualidade dos serviços
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, entre janeiro e outubro de 2024, mais de 48 mil atendimentos. Nesse período, o número de internações chegou a 2.440, de cirurgias 1.248 e de exames, 32.649. A atenção às urgências e emergências, foram 11.929 atendimentos, o que destaca a importância do hospital como instituição que não apenas lida com procedimentos programados, mas responde eficazmente a situações críticas.
O HEMNSL é uma instituição de saúde do Governo de Goiás que se destaca por sua especialização em obstetrícia e cuidado intermediário neonatal. Com uma complexidade classificada como de baixo risco, o HEMNSL desempenha um papel fundamental na promoção da saúde materno-infantil para a capital e interior do estado. A unidade foi a primeira pública de Goiânia a conquistar o título de Hospital Amigo da Criança, conferido pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no ano de 1999, título que vem sendo renovado, periodicamente.
A capacidade do HEMNSL, com 34 leitos de internação – sendo 26 obstétricos e 8 na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) – demonstra uma estrutura sólida para atender às demandas obstétricas e neonatais da comunidade. O constante aprimoramento da equipe e a busca pela eficiência são elementos-chave para assegurar que o HEMNSL continue a desempenhar um papel fundamental na saúde dos seus usuários.
Focado na assistência de qualidade, segurança e humanização, o HEMNSL mantém um papel vital na saúde materno-infantil, oferecendo serviços especializados e garantindo a contínua eficácia e relevância na comunidade atendida. Um projeto muito bem-visto é o Gestar Vidas – grupo de acolhimento à gestantes, que recebe orientação da equipe multiprofissional, promovendo confiança e bem-estar para que a mulher vivencie a gestação de forma mais tranquila e segura.
Com uma gestão atenta às instalações de atendimento e a qualidade dos serviços, a unidade investiu mais de R$ 800 mil, em 2024, em melhorias estruturais e aquisição de equipamentos modernos. Entre os itens adquiridos estão: biombos; mesas ginecológicas; ares-condicionados; mesa de cabeceira; camas; cardioversores; berços aquecidos e incubadoras; balança pediátrica promovendo melhorias na assistência neonatal e emergências. Carros de anestesia, proporcionando mais segurança durante os procedimentos no centro cirúrgico; centrífugas laboratoriais; medidor de icterícia, fundamental para agilizar as altas com segurança aos recém-nascidos em tratamento de fototerapia.
Essas aquisições proporcionaram maior conforto aos pacientes e renovou o ambiente hospitalar. “Esse investimento reflete nosso empenho em oferecer um atendimento cada vez mais acolhedor e eficiente, garantindo que pacientes e familiares se sintam cuidados em todos os aspectos”, avaliou a diretora operacional da unidade, Flávia Rosemberg.
Assessoria de Comunicação HEMNSL (texto e foto)