HEMNSL inaugura seu jardim terapêutico, refúgio de bem-estar

Ambiente projetado em parceria com a PUC-GO e colaboração de vários profissionais conta com pintura nas paredes, plantas e banco de madeira, para acolhimento e humanização dos pacientes e colaboradores

Jardim terapêutico do HEMNSL é um espaço para colaboradores, pacientes e seus acompanhantes
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) inaugurou, na terça-feira (19/12), um jardim terapêutico destinado aos usuários e colaboradores. Esse projeto visionário é fruto de uma parceria da unidade de saúde com os alunos de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

O jardim terapêutico é um espaço concebido para proporcionar momentos de calma e serenidade a todos que o utilizam. Idealizado como parte do projeto final da disciplina de Psicologia Hospitalar, os alunos da PUC abraçaram a oportunidade de ir além dos livros e teorias, decidindo transformar o ambiente hospitalar por meio de uma intervenção tangível. Os alunos não se limitaram a criar um projeto, eles se comprometeram a torná-lo realidade. Uniram esforços, com engenheiros, artistas e outros profissionais, para concretizar cada detalhe.

“Aqui é um dos hospitais que, no decorrer do semestre, fazemos visitas orientadas para que os alunos possam conhecer a dinâmica do trabalho da psicologia da saúde hospitalar. E na visita eles tiveram essa sensibilização de criar um espaço verde, que pudesse funcionar de forma terapêutica, para dar um respiro psicológico e emocional para as pessoas que têm uma internação com maior tempo aqui dentro. Foi um projeto feito a várias mãos que os alunos se propuseram a entregar para a maternidade, para as famílias e colaboradores, um espaço de maior conforto emocional”, afirmou a professora da PUC, Andréa Magalhães.

A parceria entre os alunos de psicologia resultou em um jardim terapêutico acolhedor e curativo. O mural artístico na parede, criado pelo artista João Victor, contribui para uma atmosfera inspiradora e tranquilizadora. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência única e positiva a todos que adentrarem no espaço revitalizante.

Impacto na rotina
O casal Desiree Cardoso e Jeverson Cardoso amaram o espaço. “Gostamos de vir com nossa filha Milla para tomar ar fresco e apreciar a arte do local”, salientaram. “Tá lindo, gostei muito. Tira um pouquinho daquela sensação de estar presa dentro do hospital. A gente vem pra cá, fica contemplando a beleza do lugar”, falou a puérpera Rayssa Almeida, mãe do Theo. “Dá uma sensação de bem-estar, como se estivéssemos no jardim de casa”, pontuou a puérpera Agna Calixto, mãe do Anthony.

“O Jardim Terapêutico representa mais do que uma simples adição ao hospital; é um convite à fuga temporária da rotina hospitalar. Gestantes, puérperas e colaboradores têm agora à disposição um ambiente que promove a conexão com a natureza, estimula a tranquilidade e propicia momentos de reflexão e relaxamento”, pontuou o diretor técnico do HEMNSL, Mateus Auad.

“Expressamos nossa profunda gratidão aos alunos de psicologia da PUC e a todos os colaboradores envolvidos nesse projeto inovador. O empenho e dedicação de todos moldaram não apenas um espaço físico, mas uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida de todos os que passarão por esse hospital. Hoje, além da inauguração de um jardim terapêutico, celebramos o poder transformador da colaboração”, destacou a diretora operacional, Juliana Paixão.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo