HEMNSL fortalece cuidado humanizado com ofurô para recém-nascidos

A técnica garante uma série de benefícios aos pequenos, favorecendo o relaxamento, a organização neurológica, a melhora da função respiratória e o ganho de tônus muscular

O banho é realizado em ambiente aquecido e controlado, onde os recém-nascidos são cuidadosamente posicionados para receber estímulos motores

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) tem um serviço disponível para os recém-nascidos que tem encantado as mães e familiares. Trata-se de uma banheira estilizada, conhecida como ofurô para banho dos bebês. A técnica é realizada em ambiente aquecido e controlado, onde os recém-nascidos são cuidadosamente posicionados para receber estímulos motores suaves e seguros. Esses movimentos favorecem o relaxamento, a organização neurológica, a melhora da função respiratória e o ganho de tônus muscular — aspectos fundamentais para o desenvolvimento e recuperação dos bebês.

 “Esse é um compromisso nosso, de oferecer um cuidado integral e humanizado aos recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). Nossa unidade tem investido na prática da hidrocinesioterapia, uma abordagem fisioterapêutica que utiliza os benefícios da água para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos bebês prematuros”, explica a diretora-geral da unidade, Leni Cordeiro.

A hidrocinesioterapia é conduzida pela fisioterapeuta Nathalia Karinny Maranhão de Sousa Coelho. “Essa terapia proporciona ao bebê uma experiência sensorial semelhante à do ambiente intrauterino, promovendo conforto, segurança e estímulos positivos desde os primeiros dias de vida hospitalar”, destaca.

Além de seus efeitos terapêuticos, a prática reforça o compromisso do HEMNSL com o cuidado centrado no bebê e na família, integrando ações que respeitam a individualidade e promovem vínculos mais próximos entre equipe e usuários. A iniciativa é mais um exemplo da atuação multiprofissional focada na qualidade da assistência prestada e na humanização do ambiente neonatal.

Hélmiton Prateado (texto e fotos) / HMTJ

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo