HEL qualifica equipes para fortalecer o aleitamento materno
Colaboradores assistenciais e administrativos passaram por treinamento para aprimorar práticas e promover atendimento humanizado à mãe e ao bebê

Com o propósito de aprimorar práticas assistenciais e reforçar o compromisso com a atenção humanizada à mulher e ao recém-nascido, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) promoveu uma capacitação voltada ao aleitamento materno. A ação envolveu profissionais do Centro Obstétrico (CO), do Alojamento Conjunto (Alcon), de outras equipes assistenciais e também do setor administrativo da unidade.
O treinamento abordou conteúdos essenciais, como técnicas adequadas de amamentação, manejo clínico da lactação, identificação de intercorrências, como fissuras mamárias, mastite e dificuldades de pega, além de orientações específicas para casos de recém-nascidos transferidos ou internados em outros setores. Também foram discutidas estratégias para oferecer acolhimento humanizado às mães durante o processo de amamentação.
Para a enfermeira obstetra Thalya Morais, coordenadora do CO e do Alcon, a iniciativa é uma oportunidade de fortalecer a cultura do aleitamento materno exclusivo, reconhecendo seus benefícios para o desenvolvimento saudável do bebê e o fortalecimento do vínculo afetivo com a mãe. “Promover o aleitamento materno é promover vida, saúde e afeto. O treinamento reforça nosso compromisso com uma assistência de qualidade e com os princípios da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, destacou a coordenadora.
Para Thalya, a ação garante uma assistência cada vez mais qualificada, sensível às necessidades das famílias e alinhada aos princípios da saúde pública humanizada.
Julianna Adornelas (texto e foto) / Instituto Patris


