HEL qualifica equipe para atuar em casos de parada cardiorrespiratória

Capacitação da unidade do Governo de Goiás em Luziânia reforça agilidade, precisão e comunicação em atendimentos de emergência, promovendo segurança e excelência no cuidado ao paciente

Equipes da unidade do Governo de Goiás e do Samu de Luziânia no treinamento sobre PCR

Com foco na qualificação contínua e no aprimoramento da assistência em situações críticas, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) promoveu um treinamento intensivo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória (PCR), direcionado a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A qualificação foi conduzida pelo médico do Samu Luiz Fernando, e teve como objetivo preparar ainda mais as equipes para atuarem com agilidade, segurança e precisão em atendimentos de emergência.

A iniciativa integra as ações da Educação Permanente em Saúde. De acordo com a diretora técnica da unidade do Governo de Goiás, Patrícia Castro, esses treinamentos têm impacto direto na prática clínica, reduzindo riscos, salvando vidas e promovendo uma cultura de aprendizado contínuo. “Atualizar os profissionais com base nas diretrizes mais recentes fortalece habilidades práticas melhora a comunicação entre as equipes e eleva o nível de cuidado prestado aos nossos pacientes”, afirmou

O treinamento abordou temas essenciais, como o conceito de parada cardiorrespiratória e sua relevância no contexto das emergências médicas, a identificação precoce de sinais e sintomas da PCR, técnicas atualizadas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para diferentes faixas etárias e o uso correto do Desfibrilador Externo Automático (DEA). O curso também reforçou a importância da comunicação eficaz e do trabalho em equipe durante o atendimento de urgência, fatores decisivos para o sucesso nas abordagens em situações críticas.

Segundo dra. Patrícia, ao integrar teoria e prática no cotidiano do trabalho, o HEL promove melhorias nos processos assistenciais, valoriza o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado e com a segurança do paciente.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Patris

Governo na palma da mão