HEL presenteia pacientes com foto personalizada
Prática fortalece o vínculo emocional entre pacientes e equipe de saúde, criando uma atmosfera de cuidado e acolhimento
Para celebrar o Natal, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) presenteou os pacientes internados com uma foto personalizada. A iniciativa proporciona aos usuários uma recordação tangível de sua estadia na unidade de saúde, além de reforçar a humanização no atendimento.
A ação, que foi idealizada pelas psicólogas Laricy de Lima Souza e Mylena Thereza da Silva, representou, além do registro físico, o testemunho afetivo da equipe de saúde para com o paciente. “Estar hospitalizado implica desafios emocionais, afetando a autoestima. Receber uma foto, seja individualmente ou com membros da equipe de saúde, pode elevar o ânimo do paciente, recordando-lhe da sua individualidade e importância”, explicou Laricy.
De acordo com as psicólogas, a foto atua como uma lembrança positiva do período de tratamento, indo além da associação à rotina de procedimentos médicos. “Os pacientes guardam uma memória visual que destaca o apoio recebido e as relações construídas durante o processo de recuperação. A prática de presentear com fotos fortalece o vínculo emocional entre pacientes e equipe de saúde, criando uma atmosfera de cuidado personalizado. Os profissionais não são apenas prestadores de tratamento, mas parceiros no caminho da recuperação”, afirmaram.
As profissionais ressaltam que o simples ato de presentear com uma foto contribui para o bem-estar emocional dos pacientes, gerando sentimentos de gratidão, conforto e apreciação. A foto serve como ponto de partida para a comunicação entre pacientes, familiares e a equipe de saúde. Ela pode ser compartilhada, comentada e serve como meio de expressão durante o período de internação. A ação é uma estratégia afetuosa que se alinha à humanização da saúde, proporcionando um toque pessoal e positivo ao longo da jornada hospitalar do indivíduo”, frisaram.
Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Patris