Heja promove visita de irmãos mais velhos a bebês recém-nascidos na unidade

Prática humanizada permite que crianças conheçam os irmãos ainda na maternidade e vivenciem o início da nova fase em família

A visita teve duração de 15 minutos, com as crianças sendo acompanhadas pela equipe multiprofissional e pela coordenadora de humanização do hospital

A chegada de um bebê é um momento único para toda a família, e pensando em tornar essa experiência ainda mais significativa, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) criou um momento exclusivo para que irmãos mais velhos pudessem conhecer os recém-nascidos ainda na maternidade.

A iniciativa faz parte das práticas de humanização promovidas pela unidade. A visita é conduzida com o apoio da coordenadora de humanização, Joyce Fernanda, que destaca os benefícios da ação. “Nosso intuito é integrar a família, favorecendo os vínculos fraternais, e vemos isso acontecer diariamente no orgulho das crianças ao apresentarem os irmãos recém-nascidos. Eles adoram conhecer aquele bebê que, até pouco tempo atrás, era um mistério na barriga da mãe”, afirmou a coordenadora.

A visita tem duração de 15 minutos e as crianças são acompanhadas pela equipe multiprofissional e pela coordenadora de humanização. “O tempo é suficiente para que os pequenos matem a curiosidade, conheçam o novo irmãozinho e iniciem a construção de um vínculo afetivo ainda nos primeiros momentos de vida do bebê. A prática também contribui para reduzir a ansiedade e o estranhamento comum nesse período de transição familiar”, explicou Joyce Fernanda.

Para a mamãe Dayanne Francisco, mãe da recém-nascida Maitê Vitória, a experiência foi inesquecível: “É muito emocionante termos a possibilidade de trazer nossa filha mais velha para a visita. Tenho certeza que a Maria Alice nunca vai esquecer do dia em que finalmente conheceu a irmãzinha. Vai ficar para sempre registrado em nossos corações esse momento”, compartilhou.

Texto e foto: Hélmiton Prateado – HMTJ 

Governo na palma da mão