HEJ realiza exames e cirurgias durante Mutirão Nacional da Saúde da Mulher
Ação do Ministério da Saúde ofereceu testes rápidos e procedimentos ginecológicos

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) participou, no sábado e domingo (21 e 22/03), do Mutirão da Saúde da Mulher, iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. A ação teve como objetivo ampliar o acesso da população feminina a serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na redução das filas para cirurgias ginecológicas.
No sábado, foram realizados testes rápidos para detecção de hepatites B e C e HIV, voltados às mulheres. A estratégia reforça a importância do diagnóstico precoce na prevenção de complicações e na promoção da saúde. Já no domingo, a unidade concentrou esforços na realização de cirurgias ginecológicas eletivas, como histerectomias e curetagens, contribuindo para dar maior agilidade à demanda reprimida na região.
Entre as pacientes atendidas, Cleia Ferreira de Souza relatou alívio e expectativa positiva após anos convivendo com dores e sangramentos constantes. “Fiquei surpresa quando me ligaram. Pensei que fosse demorar mais. Agora estou confiante de que vai dar tudo certo e, com a graça de Deus, vou ficar boa”, afirmou.
A paciente Ana Adélia Borges de Andrade também participou da ação e destacou a importância da prevenção. “É muito importante fazer esses testes como forma de cuidado com a saúde”, disse.
De acordo com o diretor Técnico Assistencial do HEJ, médico Pedro Vinicius Leite de Sousa, a adesão ao mutirão reforça o compromisso da unidade com a política de atenção integral à saúde da mulher. “A iniciativa amplia a oferta de serviços e fortalece o atendimento na região Sudoeste de Goiás, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde”, destacou.
Jairo Coelho (texto) e Suzana Meira (foto) / Agir


