HEJ celebra o data internacional com acolhimento a pacientes e colaboradores
Celebração do Dia Mundial do Bolo de Chocolate reforça compromisso com o cuidado humanizado, reconhecendo que pequenos gestos também fazem diferença na experiência do usuário

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) promoveu, na terça-feira (27/01), uma ação especial, alusiva ao Dia Mundial do Bolo de Chocolate, para pacientes e colaboradores da unidade. O intuito foi o de proporcionar leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar. Para a ação, foram confeccionados 23 quilos de bolo de chocolate, contemplando 190 pessoas entre pacientes, acompanhantes e colaboradores, simbolizando um momento de afeto e conforto no período de internação.
A celebração integra as ações institucionais que buscam promover bem-estar, proximidade e empatia no ambiente hospitalar, fortalecendo vínculos e humanizando as relações no dia a dia da unidade. E reforça o compromisso da unidade do Governo de Goiás com o cuidado humanizado, reconhecendo que pequenos gestos também fazem diferença na experiência de quem cuida e de quem é cuidado.
Para os colaboradores, a ação também representa um momento de valorização e descontração na rotina de trabalho; para os pacientes, uma oportunidade de tornar o dia mais leve e acolhedor. A supervisora do Serviço de Nutrição, Sandra Martins, explica como foi conduzido o preparo da ação.
“Para os pacientes sem restrições, com dieta livre, preparamos um bolo de chocolate muito saboroso. Para os colaboradores conseguimos incrementar com uma deliciosa calda de chocolate. O HEJ não poderia ficar fora dessa comemoração, pois o bolo tem um significado emocional forte, e remete a cuidado, família, momentos felizes e isso também faz parte do processo de recuperação do paciente”, pontuou.
Responsabilidade e carinho
O diretor administrativo e financeiro do HEJ, Rogério Novaes, destaca a iniciativa. “Não poderíamos deixar esse dia passar em branco, então preparamos tudo com muita atenção, respeitando as diretrizes nutricionais. Acreditamos que gestos simples, quando feitos com responsabilidade e carinho têm um impacto real no acolhimento e na humanização. Essa ação simboliza uma gestão que faz questão de estar próxima, valorizando pacientes e colaboradores, cuidando de pessoas que é o nosso propósito”, afirma.
A paciente Wanderlea dos Santos Pinto, 44 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva há mais de 30 dias. Hoje, um dia antes da sua alta hospitalar, acompanhada de seus familiares, ganhou um bolo de chocolate.
“Eu nunca imaginei ganhar bolo de chocolate no hospital, para mim foi uma surpresa grande, eu amei esse momento. Eu cheguei aqui precisando de atendimento, acolhimento, todos os profissionais foram maravilhosos comigo, só tenho que agradecer. Às vezes, a gente chega doente, precisando de acolhimento, e chegar e ser bem recebida é muito bom. Fui muito bem cuidada aqui e me apeguei as pessoas, vou ficar saudades”, comentou.
Em sua segunda internação na unidade, o senhor José Vivaldo de Souza, 69 anos, disse que a equipe médica é maravilhosa e que o cuidado prestado pela unidade está sendo essencial para sua recuperação. “Eu agradeço por esse momento, essa atenção com a gente é muito especial. Não é fácil estar internado em um hospital, mas quando tem pessoas que cuidam da gente, com carinho, diálogo, alegra o nosso dia.”
Suzana Meira (texto) e Michelle Santana (foto)/Agir


