Hospital Estadual de Itumbiara promove cuidado integral com ação humanizada na UTI

Com a presença da família, Fernanda Luiza deixa o leito para um momento de bem-estar durante um banho de sol na área externa da unidade

Fernanda Luiz é levada para banho de sol por profissionais do Hospital Estadual de Itumbiara

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma ação inovadora de humanização no cuidado hospitalar: um banho de sol para a paciente Fernanda Luiza Marques Rodrigues, de 18 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 24 dias.

A iniciativa tem como objetivo reduzir os impactos psíquicos da internação prolongada, promover o bem-estar e fortalecer a adesão às terapias de reabilitação. A atividade contou com a presença dos pais e do namorado da paciente, proporcionando a Fernanda um momento de conexão emocional em meio ao tratamento.

Segundo a psicóloga Bárbara Braga, “integrar o banho de sol como parte do plano de cuidados na UTI pode oferecer benefícios significativos tanto para a saúde física quanto mental dos pacientes, contribuindo para uma recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida”.

Além dos benefícios emocionais, a fisioterapeuta responsável técnica, Jackeline Araujo, destacou a importância da luz solar para a saúde física. “A exposição à luz solar é uma das maneiras mais eficazes de obter vitamina D, essencial para a saúde óssea, imunidade e função muscular. Além disso, estimula a produção de serotonina, associada ao bem-estar e à felicidade, fatores cruciais para pacientes em longos períodos de hospitalização.”

A fisioterapeuta Joyce Queiroz complementou, afirmando que intervenções humanizadas, como o banho de sol, contribuem para uma melhor aceitação das terapias. “O paciente se torna mais colaborativo, o que impacta positivamente na evolução terapêutica.”

Conduzida pela equipe multidisciplinar do HEI, a ação demonstra como práticas simples podem transformar a experiência do paciente durante a internação. A iniciativa reforça o compromisso do hospital com a humanização do atendimento e a importância de um cuidado integral para pacientes em situações críticas.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão