Heapa participa de jornada nacional sobre Lean nas Emergências em Brasília
Unidade do Governo de Goiás, Hospital Estadual da Aparecida de Goiânia integra capacitação voltada ao fortalecimento de lideranças e à melhoria contínua dos fluxos assistenciais

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) participou, na semana passada, da jornada formativa Lean nas Emergências, em Brasília. A iniciativa reuniu instituições de diferentes regiões do País com o objetivo de desenvolver lideranças capazes de sustentar mudanças culturais e operacionais nos serviços de urgência e emergência.
A formação foi conduzida pela Gestão de Alta Performance (Gape) e teve como foco a priorização de demandas críticas, a promoção do fluxo contínuo, a redução de desperdícios e o fortalecimento de práticas que garantam um atendimento seguro, oportuno e de qualidade ao paciente.
Para a coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento da unidade do Governo de Goiás, Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca, a troca de experiências entre as instituições participantes foi um dos principais ganhos da jornada.
“Reunir hospitais de diferentes regiões do país em um mesmo espaço é estratégico, porque nos permite reconhecer realidades semelhantes, como a superlotação e os gargalos assistenciais, ao mesmo tempo em que compartilhamos experiências concretas de melhoria”, destacou.
Avanço da assistência
Segundo ela, esse ambiente de troca qualificada contribui diretamente para o avanço da assistência. “O aprendizado coletivo fortalece uma agenda nacional de melhoria contínua nas emergências e impacta diretamente na segurança do paciente”, completou.
A participação do Heapa na jornada integra as ações de qualificação permanente do hospital, com foco na adoção de boas práticas em gestão e no aprimoramento contínuo dos processos assistenciais, visando à segurança e à qualidade do cuidado prestado à população.
Pelo Heapa, participaram da jornada Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca; Roberta Pimenta Barbosa, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR); Matheus Henrique Morais Calazans, médico plantonista do Pronto Atendimento; e Stefanny Bruna Alves Rodrigues, médica do Comanejo Clínico.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ


