HDT recebe unidade móvel do Hemocentro para ação de coleta de sangue

Ação em parceria com o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz está prevista para ser desenvolvida dia 17 de julho, no estacionamento do hospital

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) receberá, no próximo dia 17 de julho, uma quinta-feira, uma unidade móvel do Hemocentro de Goiás para a realização de coletas de sangue no estacionamento da instituição, que assim como o Hemocentro, faz parte da rede de saúde do Governo de Goiás.

A ação tem como objetivo fortalecer os estoques de sangue durante o período de férias, época em que as doações costumam diminuir, além de incentivar a população a contribuir com esse ato solidário, que pode salvar vidas.

Para participar, é necessário realizar o agendamento até o dia 15 de julho, por meio do telefone (62) 3201-3705. De acordo com o Hemocentro, a doação de sangue é um procedimento rápido e seguro, com duração média de 15 minutos, realizado com materiais esterilizados e descartáveis, sem riscos para o doador.

Para ser um doador de sangue, é preciso obedecer alguns critérios, como estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis); pesar mais de 50 kg; apresentar documento de identificação oficial com foto.

Na ocasião, também será possível realizar o cadastro como potencial doador de medula óssea. O procedimento é feito no momento da triagem, bastando que o interessado manifeste o desejo de participar.

Referência em média e alta complexidade em Goiás, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos.

A unidade é o único hospital da América Latina, com foco exclusivo em Infectologia, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Cejane Pupulin (texto) Suyanne Morais (arte)/ISG

Foto: arquivo SES/GO

Governo na palma da mão