HDT promove programação especial em comemoração ao aniversário de 39 anos

Solenidade contou com Culto Ecumênico, apresentação de Coral, bolo comemorativo e entrega de Farmácia Ambulatorial

Com o auditório lotado, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT) celebrou o aniversário de 39 anos na manhã desta segunda-feira (11 de janeiro) com um Culto Ecumênico, apresentação do Coral dos Servidores do Estado de Goiás e, com um bolo. Também como parte da comemoração às quase quatro décadas dedicadas à saúde da população, o hospital entregou as novas instalações da Farmácia Ambulatorial da unidade. O setor agora conta com mais um consultório, dois no total, e com aumento na área de armazenamento dos medicamentos e no número de guichês, passando de quatro para seis.

Além da reforma da Farmácia Ambulatorial, no último ano o HDT acumulou benfeitorias como a construção do quarto de isolamento de segurança nível 4, reforma da Central de Material e Esterilização (CME), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, da Agência Transfusional, revitalização da fachada, do jardim e do estacionamento da unidade e aquisição do aparelho Fibroscan. Durante a solenidade, o superintendente administrativo do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – organização social que administra o hospital – Renato Gomes, destacou como os avanços são significativos. “Tenho circulado por hospitais de outros estados, e com isso, posso comparar e dizer com propriedade que o HDT é diferente, é especial. Conseguimos fazer muito nos últimos quatro anos, e ainda vamos fazer muito mais”, afirmou.

Além dos colaboradores e diretores da unidade e do ISG, participaram da solenidade o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Oldair Marinho, representando o secretário de Saúde, Leonardo Vilela; e o deputado estadual Virmondes Cruvinel. Os dois aproveitaram a oportunidade para parabenizar a unidade por ser referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas, e pelas conquistas dos últimos anos. “Em 2014 vim ao HDT para participar dessa mesma comemoração, e na época lembro que estavam todos na expectativa do ONA. Hoje o hospital já é acreditado, e tenho certeza que em 2016 será um ano excelente para a unidade”, ressaltou. Já o deputado disse que acredita que muitos outros anos de sucesso virão. “Nosso papel enquanto representante público é ouvir e buscar bons exemplos. O HDT é referência em tratamento e em qualidade profissional. Desejo muito sucesso à equipe”, enfatizou.

O maestro do Coral dos Servidores do Estado de Goiás, Wilmar Otaviano, contou que os integrantes têm um carinho tão grande pelo hospital, que interromperam as férias para participar da comemoração. “Continuem sempre nesse propósito de salvar vidas. Estão todos de parabéns!”, destacou. O auxiliar administrativo José Roberto Vieira, que trabalha na unidade há 30 anos, também tem muitos motivos para ter um sentimento especial pelo hospital. “Já presenciei muita coisa boa. O HDT é uma família, a minha segunda casa”, contou.

Ao fim do evento, a diretora geral do HDT, Anamaria Arruda, agradeceu a presença de todos e, especialmente, as palavras de ânimo, motivação e fé do ministro da Palavra, Guilherme Calafiori, representante da religião católica; do presbítero Renato Maques, representante evangélico; e do representante espírita Dezir Vêncio, e destacou o diferencial do hospital. “Aqui no HDT conseguimos realizar nosso trabalho com compromisso e humanização, pois nos doamos e temos muito amor e fé no que fazemos. Agradeço e tenho orgulho de fazer parte da equipe do HDT”, frisou. Ela ainda acrescentou que espera que este sucesso perpetue por mais outros 39 anos, e mais.

Conquistas

Além das melhorias realizadas ao longo do 39º ano de existência, o HDT/HAA tem muitos outros motivos para festejar. Gerido desde 2012 pela organização social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a unidade é destaque no país por suas ações de humanização e se orgulha de ser o primeiro e único hospital de doenças infecciosas com o selo de qualidade de Acreditação (ONA 1). Desde a entrada do ISG, até novembro de 2015, foram investidos mais de R$16.283 milhões na compra de medicamentos, materiais hospitalares e insumos, garantindo a assistência com qualidade e segurança aos pacientes.

História

Fundado em 10 de janeiro de 1977, tendo sido fruto da união do Hospital Osvaldo Cruz e Hospital do Pênfigo de Goiânia, o hospital foi nomeado em homenagem ao trabalho abnegado do médico sanitarista dr. Anuar Auad. Nesses quase 40 anos de funcionamento, vem prestando relevantes serviços à saúde pública, atuando em vários surtos epidêmicos de doenças graves, como a meningite, difteria, sarampo, febre amarela, tétano, hepatite, leishmaniose, malária, H1N1, etc.

Fonte: HDT

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo