HDT é destaque em Segurança do Paciente em relatório da Anvisa

Unidade realizou 654.911 procedimentos de janeiro a outubro deste ano

Em 2024 a unidade conquistou a manutenção da certificação ONA 3, o mais alto nível de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação

O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foi novamente reconhecido como de Alta Conformidade em práticas de segurança do paciente no relatório nacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este é o terceiro ano consecutivo em que o HDT recebe essa distinção, consolidando-se como referência entre os serviços de saúde no Brasil.

O reconhecimento foi divulgado no mais recente relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, conduzido pela Anvisa. O documento analisou 21 critérios que abrangem as melhores práticas de segurança do paciente em hospitais com UTI no país, destacando unidades que mantêm elevados padrões de qualidade assistencial.

O resultado do trabalho incansável da equipe em oferecer uma assistência segura e de qualidade. Entre janeiro e outubro deste ano, o HDT realizou 654.911 procedimentos, que englobam internações, consultas clínicas, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais, além de atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais.

A unidade registrou 2.911 internações e 35.525 consultas gerais, sendo 30.332 médicas e 5.193 multiprofissionais. Além disso, foram realizadas 190.179 consultas clínicas multiprofissionais. Entre outros destaques, a unidade transfundiu 1.164 bolsas de sangue, aplicou 16.749 vacinas e realizou 9.410 procedimentos ambulatoriais. No período, a unidade realizou um total de 262.944 exames, sendo 14.322 de imagem, 247.571 laboratoriais e 1.051 endoscópicos.

De acordo com a diretora geral da unidade, Anamaria Arruda, o HDT conclui 2024 com a convicção de ter cumprido sua missão de proporcionar um atendimento de qualidade, combinando inovação, humanização e um forte compromisso com a saúde da comunidade.

A paciente Doralene Primo Cardoso, de 65 anos, realiza tratamento na unidade desde 2012. Residente em Abadiânia, ela percorre mais de 90 quilômetros até Goiânia todos os meses e sempre que necessário. “Eu avalio o atendimento médico do HDT como ótimo, maravilhoso! Recebo acompanhamento de infectologista, cardiologista, gastroenterologista, endocrinologista e neurologista, além do suporte de uma equipe multidisciplinar. Tudo o que você precisa, incluindo exames, é disponibilizado com qualidade. Desde a limpeza até o atendimento na recepção, tudo é excelente. Todos são muito educados e acolhedores. Não estou falando apenas por mim, mas por todos os pacientes. Aqui, eu realmente me sinto em casa”, afirma.

Destaques
Outra conquista importante deste ano foi a manutenção da certificação ONA 3, o mais alto nível de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse reconhecimento consolida o HDT como uma referência nacional, destacando seus padrões excepcionais de qualidade, segurança e gestão nos serviços de saúde.

No campo da pesquisa, o HDT se destacou ao participar de um estudo importante em colaboração com o Instituto Pasteur e hospitais brasileiros, sobre a histoplasmose disseminada em pessoas vivendo com HIV, que promete transformar o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Utilizando uma técnica moderna chamada RT-qPCR, o estudo trouxe uma forma mais rápida e precisa de medir a carga fúngica do Histoplasma no sangue, permitindo identificar pacientes em maior risco e ajustar o tratamento de forma personalizada.

Os resultados mostram que essa abordagem pode salvar vidas ao detectar complicações mais cedo e reduzir internações prolongadas. O HDT participou ativamente no recrutamento de pacientes e na coleta de amostras, reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento científico de impacto. Os dados da pesquisa podem ser conferidos no Clinical Microbiology Infection, CMI, ESCMID.

Cejane Pupulin (texto) e Suyanne Dias (foto) / ISG

Governo na palma da mão