HDT celebra 49 anos de atendimento de excelência

Data foi marcada com a celebração de culto ecumênico na unidade hospitalar referência em infectologia e dermatologia

Alessandro Stival, médico neurocirurgião, disse que pacientes são o motivo de todo o trabalho desenvolvido pelas diferentes equipes

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) celebra 49 anos de história como referência em infectologia e dermatologia e como uma das principais unidades da rede pública de saúde em Goiás. Para marcar a data, foi realizado um culto ecumênico nesta quinta-feira (29/01) no auditório da unidade, com a presença de pacientes, profissionais, gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e representantes do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização social que administra o hospital. O assessor especial de Gestão Institucional da SES-GO, Alessandro Stival, representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, na solenidade.

Ao longo dos 49 anos de existência, a unidade da SES-GO prestou atendimento a milhares de pacientes com diferentes agravos, entre os quais pênfigo, malária, aids, H1N1 e Covid. A unidade é a primeira da América Latina em sua especialidade a conquistar o selo ONA 3, conferido pela Organização Nacional de Acreditação. O HDT também está no rol dos 10 melhores hospitais públicos de Goiás e entre os 100 mais bem avaliados do Brasil.

Em seu pronunciamento, Alessandro Stival, médico neurocirurgião, agradeceu a presença de todas as autoridades e, em especial, dos pacientes que, conforme disse, são o motivo de todo o trabalho desenvolvido pelas diferentes equipes. Ele creditou a visibilidade e o êxito alcançados pelo HDT ao empenho e dedicação dos profissionais da unidade. “Essa celebração deve ser dedicada a cada um de vocês do HDT que desempenham esse maravilhoso papel na vida de uma pessoa”, sublinhou. “Quando a gente está cuidando de alguém, está cuidando de um amor de alguém.”

Presença de Deus
A celebração religiosa teve em sua programação a apresentação musical do Grupo de Louvor Hope, da Igreja Esperança, de Aparecida de Goiânia. Na sequência, o pastor José Nelis, representante da Igreja Evangélica, acentuou que os trabalhadores da unidade hospitalar são movidos pela força de vontade em cumprir uma nobre missão. “O paciente é a razão do nosso trabalho. A única força capaz de manter o sentido da vida é a presença de Deus”, assinalou.

O representante da Religião Espírita, João Mineli, destacou que o amor ao próximo constitui o verdadeiro sentido da vida. “Vivemos para aprender a amar ao próximo”, assinalou. O padre Rogério Lavisch, da Igreja Católica, enfatizou a importância do carinho, do cuidado e da solidariedade com as pessoas enfermas.

Ensino e pesquisa
Além da assistência, o HDT celebra sua contribuição para o ensino e a pesquisa. A diretora técnica da unidade, Vivian Furtado, informou que o HDT participa de um estudo clínico multicêntrico global sobre histoplasmose disseminada em pessoas vivendo com HIV/AIDS, com potencial de impacto internacional nos protocolos de tratamento. Ao longo de sua trajetória, o hospital também se consolidou como espaço de formação profissional, tendo formado dezenas de médicos e residentes multiprofissionais, fortalecendo o cuidado em saúde por meio do conhecimento.

Foto: Iron Braz
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo